Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_24246_foto_1.jpg

1847 – Morria Bento Gonçalves, um dos líderes da Revolução Farroupilha. Gaúcho de Triunfo, Bento demonstrou habilidade militar desde Jovem. Chegou ao posto de coronel e foi nomeado comandante do Quarto Regimento de Cavalaria. Passou a exercer também os postos de comandante da fronteira e da Guarda Nacional do Rio Grande do Sul.

1909 – Acontecia o primeiro Clássico Grenal da história. A partida ocorreu em um domingo, no Estádio da Baixada (que pertencia ao Grêmio). Às 15 horas e 10 minutos, as duas equipes entraram no campo da Baixada, precedidas pelos respectivos presidentes e pela banda da Brigada Militar. O placar final foi de 10 a zero para o Grêmio. Ao todo foram disputados 410 Grenais. O Internacional venceu 154, em segundo lugar vem o empate com 130 e o Grêmio venceu 128.

1918 – Nascia em Mvezo, na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela, o ex-líder rebelde, ex-presidente da África do Sul entre 1994 e 1999 e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993. Mandela representou a luta contra o Apartheid, sistema racista oficializado em 1948. Com formação acadêmica em Direito, ele prestou ao longo da sua vida serviços à humanidade e defendeu os direitos humanos.

1968 – Era fundada a empresa norte-americana de semicondutores Intel. É a segunda maior fabricante em valor de chips semicondutores do mundo, com base na receita, depois de ter sido superada pela Samsung, e é o inventor da série de microprocessadores de 64 bits, os processadores encontrados na maioria dos computadores pessoais (PCs). A Intel fornece processadores para fabricantes de sistemas de computadores, como Apple, Lenovo, HP e Dell. Intel também fabrica chipsets para placas-mãe, controladores de interface de rede e circuitos integrados.

1971 – Em Jogo contra a Iugoslávia, Pelé defendia pela última vez a Seleção Brasileira. “Fica, Pelé, fica, Pelé!” Mas como palavra de rei não volta atrás, terminado o primeiro tempo do jogo Brasil x Iugoslávia, no Maracanã, no dia 18 de julho de 1971, Pelé despiu para sempre a camisa dez por ele imortalizada. O apelo de 138.575 vozes durante a volta olímpica provocou o choro convulsivo naquele que, por 14 anos, emprestou a sua genialidade à seleção brasileira de futebol.

2006 – Morria Raul Christiano Machado Pinheiro de Amorim Cortez, conhecido apenas como Raul Cortez, consagrado ator brasileiro. Ele participou de 66 peças teatrais, 20 telenovelas e seis minisséries. Em 2005, por conta de um câncer no pâncreas, precisou suspender sua participação na novela Senhora do Destino, da Rede Globo. Contudo, a doença não cedeu e Raul Cortez morreu em São Paulo no dia 18 de julho de 2006.

2008 – “Batman: O Cavaleiro das Trevas” estreava com a maior bilheteria de um final de semana. “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, o quinto filme da franquia cinematográfica de Batman estreou nas salas de todos os EUA, seis meses após a morte de uma de suas estrelas, Heath Ledger, que interpretava o Coringa. “Batman: O Cavaleiro das Trevas” bateu o recorde anterior de “Homem-Aranha 3”, de 2007, para alcançar a maior bilheteria de um final de semana de qualquer filme da história, arrecadando cerca de 158 milhões de dólares.

 

Que dia é hoje:

– Dia Nacional dos Trovadores

– Mandela Day

 

Aniversariantes

Tadeu Schmidt – 46 anos – Emanuel Tadeu Bezerra Schmidt é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro. Atualmente trabalha na Rede Globo, como apresentador do Fantástico. É irmão de Oscar Schmidt, o maior ídolo do basquete brasileiro, e tio de Bruno Oscar Schmidt, campeão olímpico no vôlei de praia.

Vin Diesel – 53 anos – Mark Sinclair Vincent, mais conhecido como Vin Diesel, é um ator, roteirista e produtor de cinema norte-americano. Nascido em Nova Iorque, sua mãe era descendente de holandeses e seu pai africano. Vin fez papéis de destaque nos filmes Triplo X, Sob Suspeita e o seu papel inesquecível de Dominic Toreto nos filmes Velozes e Furiosos.

Baby do Brasil – 68 anos – Bernadete Dinorah de Carvalho, conhecida também como e também Baby Consuelo, é uma cantora, compositora e pastora brasileira. Fez parte do grupo Novos Baianos de 1969 a 1979. Ela é a mãe de Sarah Sheeva, Nana Shara e Zabelê, do grupo SNZ.