Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_24657_foto_1.jpg

1493 – Era inaugurada a Capela Sistina. A Capela Sistina, localizada no Palácio Apostólico é a residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. Famosa por sua arquitetura, ela é inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento e sua decoração em afrescos foi pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. Atualmente, a Capela Sistina é o local onde acontece o conclave, processo no qual um novo Papa é escolhido.

1945 – Era lançada sobre a cidade de Nagasaki, no Japão, a bomba atômica chamada Fat Man. Foi a segunda das duas bombas lançadas pelos Estados Unidos no Japão – a primeira foi Little Boy, no dia 6 de agosto, sobre a cidade de Hiroshima. A Fat Boy foi detonada a uma altitude de cerca de 550 metros sobre a cidade, após ser jogada pelo bombardeiro. Apesar de quase duas vezes mais potente, seus danos foram menores, pois as condições climáticas de Nagasaki naquele dia eram desfavoráveis. A Fat Man caiu em um vale, ao lado da cidade. Mesmo assim, 40 mil pessoas morreram e mais de 25 mil ficaram feridas. Nos anos posteriores ao ataque, milhares de pessoas morreram por conta da radiação e de doenças relacionadas.

1963 – Nascia a cantora Whitney Houston. Diva negra norte-americana dos anos 80 e 90, ela morreu em 2012. Segundo a perícia, Whitney se afogou na banheira de casa após um problema cardíaco somado ao uso de cocaína. Houston é a artista mais prêmiada de todos os tempos, de acordo com o Guinness World Records, em 2009. E sua lista de prêmios incluem dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, trinta e um Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num total de 451 prêmios conquistados em sua carreira até 2013. Houston também foi uma das artistas mais bem-sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo.

1974 – Nixon renunciava à presidência dos EUA por causa do escândalo Watergate. Um dos maiores escândalos da política norte-americana, o Watergate, teve um dos seus principais capítulos no dia 9 de agosto de 1974, com a renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano. Ele informou que deixaria o cargo um dia antes e deixou o cargo seu posto pouco antes da votação do impeachment pelo Congresso. Depois desta avalanche na sua carreira política, Nixon só retornaria à vida pública depois de 20 anos. O caso Watergate veio a público no dia 18 de junho de 1972, quando o jornal Washington Post estampou em sua capa um assalto ocorrido na véspera à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate.

1988 – Morria, aos 64 anos, o ator mexicano Ramón Valdés. Valdés interpretou “Don Ramón”, o Seu Madruga do seriado Chaves. Seu personagem alcançou o status de ícone da cultura popular na América Latina. Edgar e Valdés (Senhor barriga e o Seu Madruga) eram praticamente vizinhos, segundo o próprio Edgar, em algumas entrevistas, muitas vezes iam para as gravações juntos. Pouco antes de Ramón Valdés falecer, Edgar lhe fez uma visita no hospital e Valdés brincando lhe disse: “Senhor Barriga, não poderei mais lhe pagar o aluguel”, conta Edgar emocionado ao falar do amigo. Nos últimos anos de sua vida, Valdés dedicou-se a viajar com seu circo por todo o México.

1992 – A seleção brasileira de vôlei masculino conquistava, em Barcelona, na Espanha, a primeira medalha de ouro em uma competição coletiva em Jogos Olímpicos. De início, parecia um sonho impossível, já que o time era composto em grande parte por jovens jogadores. Contudo, a medalha de ouro se tornou realidade após a vitória na final contra a Holanda, por 3 sets a 0, selada com um saque viagem de Marcelo Negrão seguido pelo erro de recepção do time holandês.

1998 — Conhecido como maníaco do Parque, Francisco de Assis Pereira, confessava ter estuprado e matado nove mulheres em São Paulo. Pereira chegou a ser dado como morto numa rebelião de presos ocorrida em dezembro de 2000. Mas, após uma série de desencontros, a direção da cadeia confirmou que o motoboy, jurado de morte pelos outros presos, estava vivo. Condenado a uma soma de 130 anos de prisão. Uma pesquisa do Ibope em 2004 mostrou que o caso policial é o mais lembrado pelos brasileiros, com um índice de 76%, foi o caso policial mais lembrado entre 2006 e 2007.

 

 

Que dia é hoje

– Dia Internacional dos Povos Indígenas?

 

Aniversariantes do dia

Fafá de Belém – 64 anos – é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música “Filho da Bahia”, cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. Como as cantoras de sua geração, foi fortemente influenciada por cantores consagrados da MPB como Maysa, Roberto Carlos, Cauby Peixoto e os grupos Jovem Guarda e Beatles, ouvindo-os com entusiasmo, além de outros gêneros, como jazz, música clássica, e os grandes ídolos do rádio.

Zagallo – 89 anos – Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-jogador de futebol e ex-treinador que conquistou quatro títulos de Copa do Mundo – dois como jogador (1958 e 1962), um como técnico (1970) e outro como auxiliar-técnico (1994). Zagalo jogou no Botafogo com Garrincha, Didi e Nilton Santos. Após se aposentar dos gramados em 1966, ele comandou, além da seleção brasileira, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama, Al Hilal, Bangu, Portuguesa e as seleções do Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Heloísa Périssé – 53 anos – Atriz de teatro, cinema e TV, é reconhecida como uma das mais talentosas comediantes do país. Iniciou sua carreira no Tablado e desenvolveu personagens marcantes em programas de humor na TV Globo, como a típica adolescente carioca Tati e Belinha, na série “Sob Nova Direção”, ao lado de Ingrid Guimarães. Com Ingrid também atuou na peça “Cócegas”, um dos maiores sucesso teatrais dos últimos tempos. Ela também dublou a personagem Gloria na versão brasileira da animação “Madagascar”