Search
[adsforwp-group id="156022"]

Tarso recebe oficiais alunos do curso de especialização da Brigada Militar

img_2511_foto_1.jpg

Oficiais da Brigada Militar que participam de cursos de especialização foram recebidos nesta segunda-feira (18), no Palácio Piratini, pelo governador Tarso Genro. Do total de 142 alunos, 111 realizam o Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) – que permite ascender ao posto de capitão. Trinta tenentes-coronéis e um major participam do curso de Especialização em Gestão e Políticas de Segurança Pública. 

Ao destacar o trabalho dos policiais militares, o governador afirmou que o Estado vive um momento de mudança para outro modelo de segurança pública. “Essa fase de transição exige cabeças novas, pensamentos novos, que não revogam a história da BM e nem tornam irrelevante o seu passado. Não há nenhuma corporação que não aprimore a sua competência, o seu dever, as suas finalidades”. 

Acompanhado do comandante geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, Tarso disse que o novo modelo compreende uma polícia com atribuições mais abrangentes no combate à criminalidade. “Se trata na verdade de uma nova etapa, de uma nova fase, de uma polícia de um estado democrático de Direito, de uma polícia que tem que compreender a sua função não somente como função meramente repreensiva ou preventiva, mas também educativa”. 

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, disse que a especialização dos oficiais reflete em melhorias no setor. “Estamos qualificando a nossa instituição, para que se preste cada vez mais um serviço melhor para a população do RS. É importante eles entrarem nesse período em que temos políticas inovadoras de segurança pública, como os Territórios de Paz e as polícias comunitárias, que já estamos implementando em vários municípios”. 

Os dois cursos começaram em novembro. O curso sobre gestão termina em 14 de março. O outro, que tem 111 alunos formados em Direito e forma novos capitães, normalmente dura dois anos. Eles devem concluir o curso em 2014.