Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governador recebe novo cônsul do Paraguai no Rio Grande do Sul

img_2515_foto_1.jpg

O governador Tarso Genro recebeu nesta segunda-feira (18), no Palácio Piratini, o novo chefe do Consulado do Paraguai em Porto Alegre, Augusto Bernardino Ocampos Caballero. A visita cortesia teve como objetivo iniciar um trabalho de cooperação mais intenso entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai. Acompanhou a visita o assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Estado, Tarson Nuñez. 

Conforme o cônsul, o encontro serviu para traçar os primeiros objetivos comuns entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul a partir de temas como cooperação e intercâmbio comercial e cultural. “Assinalei o interesse cultural como no caso da língua guarani, que está impregnada entre os povos. Trabalho com entusiasmo e agradeço as autoridades em nome do governador, pela recepção e também pelo interesse demonstrado em estreitar os laços entre o Estado e o país vizinho”. 

O encontro entre o cônsul e o governador marca o trabalho que já vem sendo realizado pelo Estado com os países do Mercosul desde o primeiro ano de governo. Para que a agenda ficasse completa, restava o Paraguai, ressalta Tarson. Em 2011 as ações de cooperação foram realizadas no Uruguai e em 2012 com a Argentina e Províncias que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul. 

Tarson define o encontro como o início de um processo de cooperação já que a relação do país estava prejudicada devido o seu desligamento do Mercosul e a crise política ocorrida no ano de 2012. Conforme ele, existe um conjunto de ações e potencialidades que podem ser desenvolvidas entre o Estado e o Paraguai. “A maior corrente migratória de brasileiros que vivem no exterior são ‘brasiguaios’ e grande parte da origem destes brasiguaios é do Rio Grande do Sul, assim como também a herança cultural guarani de ambos os povos”, disse. 

Pela primeira vez, o cônsul recém nomeado encontrou-se com o chefe do Executivo gaúcho.O Paraguai possui mais de seis milhões de habitantes e sua principal atividade econômica vem do setor primário, a partir da agricultura e agroindústria.