Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sessão solene da Câmara de Vereadores homenageia 15 anos do Senac Camaquã

img_25188_foto_1.jpg

A Câmara de Vereadores de Camaquã realizou, na noite desta terça-feira (3), uma sessão solene em homenagem aos 15 anos do Senac Camaquã. A cerimônia reuniu lideranças dos poderes executivo e legislativo do município, além de gestores do Sistema Fecomércio, Senac e Sesc, no Cine Teatro Coliseu.

O vereador proponente da sessão, Marco Longaray, abriu a sessão falando sobre a importância do Senac em Camaquã, evidenciando a formação dos camaquenses através dos cursos técnicos da instituição. O presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Fabiano Medeiros, o vereador Luciano Delfini, e o vice-prefeito de Camaquã, Jair Martins, também discursaram, parabenizando o Senac pelos seus 15 anos em Camaquã.

O presidente do Sindilojas Costa Doce, Otávio Moraes, enfatizou a união das entidades em prol do desenvolvimento de Camaquã. O gestor entregou uma placa em homenagem ao aniversário do Senac. Apontado pelos presentes como o responsável pela vinda de Senac e Sesc a Camaquã, o vice-presidente administrativo do Fecomércio/RS, Luiz Antônio Baptistella, fez um retrospecto da implantação das unidades no município. Ele defende que vários empresários colaboraram com a conquista das unidades.

Em seu discurso, o diretor regional do Senac/RS, José Paulo da Rosa, também relembrou o histórico da unidade em Camaquã, agradecendo os gestores anteriores e parabenizando a atual diretora, Denise Sefrin, pela condução da unidade. Rosa também cobrou um maior investimento em educação por parte do Governo Federal e se manifestou contra os projetos que preveem corte de verbas no Sistema S.

Trajetória

O Senac Camaquã consolidou-se como uma escola de educação profissional e ampliou o seu portfólio de formações ao longo dos anos, passando a ofertar, além dos cursos livres e técnicos, cursos de graduação e pós-graduação a distância.

Em 2011 a escola passou por uma expansão, ainda na primeira sede (rua Manoel da Silva Pacheco, 422). Foi então que passou a ofertar cursos nas áreas de Beleza, Idiomas e Informática. Já em 2015, uma grande mudança para a sede na rua Marcírio Dias Longaray, 01, marcou uma nova fase. Em um prédio compartilhado com o Sesc, a nova estrutura tem de 3.450 m² de área construída, em um terreno de 9 mil m².

Ao longo dessa trajetória, a escola obteve muitas conquistas: em 2011 e 2013 ganhou o Troféu Bronze no Prêmio Qualidade RS (PQRS), nos anos de 2014 e 2017, o Troféu Prata. Em 2016 comemorou, juntamente com todas as unidades do Estado, a conquista do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). No ano seguinte, celebrou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade. O Senac-RS foi a primeira instituição de ensino do Brasil a receber as distinções, reconhecimentos máximo à excelência. Em março 2018, foi agraciada com o Melhores em Gestão e eleita Destaque, na distinção promovida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Durante os 15 anos, a escola foi gerida por Érbio Andretto, André Mik, Liliane Neto Valls e Marcus Lubisco e, atualmente, tem à frente a bacharel em Administração de Empresas com especialização em Relações Humanas e Marketing Estratégico, Denise Sefrin. A diretora recebeu, em 2018, os Prêmio Prime, Consagração Pública e Mulheres Brilhantes na categoria Melhor Diretora de Escola, sendo o Senac também premiado na categoria Melhor Escola Profissionalizante.

Entre os diferenciais da escola estão os laboratórios de Beleza e Informática, salas personalizadas para os cursos de Idiomas e biblioteca com espaço web. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30 e, aos sábados, das 8h às 12h. Atualmente, atende mais 12 municípios da região.

Os municípios atendidos pelo Senac Camaquã são Amaral Ferrador; Arambaré; Amaral Ferrador; Cerro Grande do Sul; Chuvisca; Cristal; Dom Feliciano; Mariana Pimentel; São Lourenço do Sul; Sentinela do Sul; Sertão Santana e Tapes.