Search
[adsforwp-group id="156022"]

Estado lança Circuito de Cervejas e Pratos com Sotaques Gaúchos

img_2540_foto_1.jpg

Atento à necessidade de valorizar a produção das microcervejarias artesanais no Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro lançou nesta quarta-feira (20), no Palácio Piratini, o Circuito das Cervejas e Pratos com Sotaques Gaúchos. O projeto tem por objetivo valorizar a cultura local e fomentar a culinária e as bebidas regionais. Com 14 bares e restaurantes inscritos, a primeira etapa vai de 03 de março a 30 de abril, em Porto Alegre. Os estabelecimentos credenciados devem oferecer um prato regional com uma cerveja artesanal. 

Rodeado de empresários do ramo e secretários de Estado, o governador destacou a importância do setor para a preservação do patrimônio cultural do RS. Tarso lembrou que o tema ganhou força a partir das discussões propostas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). “Estamos tomando um conjunto de medidas para inverter aquilo que vinha sendo a linha geral para promoção do desenvolvimento do Estado, que era apostar exclusivamente em grandes empreendimentos incentivados”. 

O governador reiterou que mesmo com a valorização da produção local – por meio das mudanças no Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS) -, o Estado atraiu uma série de investimentos. “Não somos contra os investimentos vindos de fora, pelo contrário, nunca veio tanto investimento de fora para o RS, em função até da reforma do Fundopem que fizemos, que democratizou os incentivos, ao invés de deixá-los exclusivamente na faixa das grandes empresas”. 

Coordenadora do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Gastronomia Regional, Jussara Dutra afirmou que o projeto – que tem a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), além de contar com o apoio da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) – busca valorizar a gastronomia regional e aliar ao turismo. “O projeto visa à valorização das cervejarias artesanais do Estado, que é um mercado que está crescendo no RS”. 

Jussara afirmou que a meta é promover até três eventos por ano. “A ideia é criar outros circuitos cervejeiros no Estado e em outras regiões. Os bares têm até segunda-feira para aderir ao circuito, que significa disponibilizar um prato regional e harmonizado com uma cerveja regional. Aquele que chegar no estabelecimento e pedir esse prato com a cerveja artesanal, vai ganhar um copo do circuito como lembrança”. 

O presidente da AGM, Artur Winter, disse que o lançamento do circuito valoriza o trabalho das microcervejarias gaúchas. “É um marco na história da cerveja artesanal gaúcha. Sempre tivemos aquela visão de que cerveja boa é uma ‘loira’ estupidamente gelada. Agora estamos enaltecendo a cultura da boa cerveja, que foi característica no passado, no RS, como precursor das cervejarias regionais e hoje está sendo resgatado com a harmonização junto à gastronomia”. 

Num mercado incipiente, Winter afirmou que o Estado abriga 40 microcervejarias. “Elas têm capacidade de produção média mensal de 10 mil litros, cada, o que dá cerca de 400 mil litros/mês. As cervejarias estavam sufocadas, com uma carga tributária que fazia elas ficarem escondidas, com sua capacidade de produção reduzida”.