Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vitória do Inter eliminou o Grêmio da Taça Piratini

img_2577_foto_1.jpg

O Inter está nas semifinais da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. O time venceu o Grenal 396 por 2 a 1, na tarde de ontem, em Caxias do Sul. O confronto marcou a estreia do Colorado como mandante no estádio Centenário, a sua casa em 2013. No próximo domingo, a equipe disputa uma vaga na decisão com o Esportivo, que bateu o Lajeadense nos pênaltis, na Arena Alviazul, em Lajeado. O jogo será em Caxias do Sul.

O Grêmio começou a partida com o time reserva e armado com três zagueiros, no 3-5-2. O Colorado foi com o que tinha de melhor. O primeiro tempo foi de predominância do Inter, autor das principais jogadas. A escalação de jogadores reservas pelo lado do Grêmio, pensando em se preservar para a Libertadores da América, pesou no resultado do jogo. Os atletas tricolores demonstraram desentrosamento em diversos lances. Agora, se quiser disputar o título do Gauchão de 2013, o clube precisa levantar a Taça Farroupilha, o segundo turno da competição. 

A primeira chance clara do jogo ocorreu logo aos seis minutos, quando Leandro Damião, de meia-bicicleta, acertou a trave. A resposta gremista viria apenas aos 20 minutos. Após cruzamento de Tony, Welliton, de peixinho, cabeceou para fora. Foi a única oportunidade tricolor na etapa inicial.

Aos 28, Matheus Biteco derrubou Diego Forlán, o destaque da partida, dentro da área. Pênalti bem marcado por Jean Pierre de Lima. O uruguaio foi para cobrança. Chute forte, no canto inferior direito, sem chances para o goleiro Dida, famoso por defender penalidades máximas. Forlán já havia marcado no primeiro clássico do ano, disputado em Erechim.

O Grêmio voltou para o segundo tempo modificado. Bertoglio entrou no lugar de Bressan e Willian José no de Marcelo Moreno. Assim, o time passou a contar com três homens de frente. A ideia era impor mais pressão no adversário. Mas o Inter chegou ao gol primeiro.

Após cobrança de escanteio de Forlán, aos 12, Dida saiu mal e o zagueiro Rodrigo Moledo usou a cabeça para fazer o 2 a 0. Dez minutos depois, Josimar empurrou Douglas Grolli dentro da área. Pênalti bem batido convertido por Willian José.

A partir do seu primeiro gol, o Grêmio tentou se lançar ao ataque. No entanto, não conseguia traduzir os lances em oportunidades claras. O Inter, por sua vez, arriscava nos contra-ataques. Mas ninguém voltou a marcar.

Aos 44, um lance preocupante. O gremista Alex Telles se chocou contra o colorado Gabriel e precisou sair do Centenário de ambulância, devido a um afundamento ósseo. Até ontem à noite, não estava descartada a realização de uma cirurgia. Dentro de campo, após o apito final, o Inter comemorou a vaga nas semifinais. Já o Grêmio só volta a jogar pelo Gauchão no dia 16 de março. Até lá, o foco estará todo na Libertadores. 

Internacional 2 x 1 Grêmio
Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor (Elton), Josimar, Fred e D’Alessandro; Diego Forlán (Vitor Júnior) e Leandro Damião (Gilberto).
Técnico: Dunga.
Dida; Douglas Grolli, Bressan (Bertoglio), Werley; Tony, Adriano, Matheus Biteco, Marco Antonio e Alex Telles; Welliton (Guilherme Biteco) e Marcelo Moreno (Willian José).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Jean Pierre de Lima.

Luxa reconhece méritos colorados

Para o treinador tricolor, Vanderlei Luxemburgo, o Inter jogou melhor e mereceu a vitória. “O time deles ganhou o jogo por merecimento, mas fizemos um bom jogo”, ponderou, em entrevista coletiva após a partida. O técnico relacionou as poucas chances criadas para marcar gols de sua equipe com o fato de o duelo ter sido muito marcado.

“O Campeonato Gaúcho não terminou. Vamos jogar com uma equipe mais homogênea”, acrescentou Luxemburgo, referindo-se à Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. 
Já pensando na Libertadores da América, o presidente Fábio Koff disse que a preferência do Grêmio é jogar a partida contra o Caracas, no próximo dia 5, na Arena. Amanhã, às 10h, será anunciada pela Secretaria Municipal de Urbanismo de Porto Alegre (Smurb) a concessão ou não do Habite-se definitivo. 

“O importante é ganhar”, aponta Dunga

Em entrevista coletiva após o clássico, o treinador Dunga falou sobre a sua segunda vitória em Grenais em 2013 – as duas contra times reservas. “Enfrentei o plantel do Grêmio, foi um Grenal. O importante é ganhar, independentemente de contra quem se vai jogar”, resumiu. Ele aproveitou para reclamar do pênalti marcado para o Grêmio, em lance de choque do volante Josimar com o zagueiro Douglas Grolli. “Foi um lance de interpretação”, ponderou. 

Dunga falou também sobre Diego Forlán, que enfrentou uma sequência irregular no ano passado e começa 2013 em plena ascensão. “Um jogador com a qualidade dele não pode se esquecer de como se joga futebol de uma hora para a outra. Ele quer mostrar o seu valor e jogar a Copa do Mundo”, destacou. “Temos no grupo o melhor jogador da Copa do Mundo (da África do Sul, em 2010). A gente acredita que o Forlán terá um ano sensacional”, completou o presidente do Inter, Giovanni Luigi.