Search
[adsforwp-group id="156022"]

CTG Camaquã é finalista pela primeira vez no ENART na história

img_26968_foto_1.jpg

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Camaquã trouxe para casa o primeiro troféu de finalista do 34º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) nos dias 15, 16 e 17 de novembro em Santa Cruz do Sul. Em 56 anos de história é a primeira vez que um grupo adulto da entidade conquista a oportunidade de ser finalista do tradicional Enart.

Com direção geral de Roger Lemes, com auxílio técnico de Rafael Siqueira e coreografia de Ederson Vergara os 23 integrantes da invernada adulta contaram a história dos arrozeiros de Camaquã. A invernada dançou no sábado (16) por volta de 16h, ficando em segundo lugar de oito grupos no bloco disputado, de 40 grupos ao total com as danças: tatu com volta no meio, maçanico e carangueijo. Já no domingo (17) conquistam a 12ª posição de 20 grupos com as danças: chico sapateado, queromana e balaio.

Em entrevista nos últimos dias no programa Primeira Hora, o patrão do CTG Vantuil Moraes agradeceu a todas as pessoas envolvidas para proporcionar os ensaios, encontros e a realização da viagem e enfim a apresentação no evento: “em meu nome como patrão do CTG agradeço de coração ao grupo”. Na mesma entrevista, o integrante da invernada adulta Thiago Alexandre representou o grupo e mencionou a disciplina e dedicação para os próximos projetos: “desde a saída do tablado o grupo começa a pensar na temática, música de entrada e saída, as roupas, a organização e preparação dos dançarinos”.

A 34ª edição do Enart teve o CTG Tiarayú, de Porto Alegre em primeiro lugar na modalidade considerada principal, a Danças Tradicionais Força A. No domingo aproximadamente 40 mil pessoas prestigiaram o evento movimentando a economia local e da região. Participaram entidades de todo o Estado e fora dele somando mais de 80 alojamentos no parque, ingresso em pousadas e hotéis.

Confira a entrevista na íntegra: