Search
[adsforwp-group id="156022"]

Ministro escocês participa de encontros com governo e empresários no RS

img_2714_foto_1.jpg

A agenda do ministro britânico para a Escócia, Michael Moore, começou com um café da manhã no Galpão Crioulo do Palácio Piratini nesta segunda-feira (11). A visita de Moore ao Rio Grande do Sul é uma sequência da relação iniciada durante a missão governamental ao Reino Unido, em maio de 2012, na qual a AGDI participou na organização da agenda de negócios. As relações econômicas gaúchas com a Escócia concentram-se principalmente no segmento de petróleo e gás.

Moore e sua comitiva encontraram-se com o governador Tarso Genro, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegrin, e o vice-presidente da AGDI, Aloísio Nóbrega. Também estiveram presentes outros representantes do Governo do Estado, integrantes do consulado do Reino Unido e de universidades gaúchas. 

Na abertura do encontro, o secretário Knijnik destacou a situação atual do Rio Grande do Sul. “O Estado encontra-se em um momento especial, em que deve crescer mais do que o Brasil”, afirmou. Em sua segunda vinda ao Brasil, o ministro escocês chamou a atenção para os importantes e crescentes laços existentes entre o Estado e a Escócia. “Temos muito orgulho de nosso expertise em petróleo e gás, e nossas visitas mútuas simbolizam muito bem o interesse em compartilhar esses conhecimentos”, disse. 

Do Piratini, a comitiva seguiu para a Federação das Indústrias do RS (Fiergs), onde foi recebida pelo presidente Heitor Müller e realizou reunião com o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CCPGE). Ainda no domingo, o grupo havia sido recepcionado com um almoço e assistido a apresentações de algumas empresas com atuação no Estado.

O vice-presidente da AGDI, Aloísio Nóbrega, ainda destacou que o setor de petróleo e gás estará movimentado nesta semana no Estado. “Estamos recebendo uma comitiva de empresas britânicas na Feira do Polo Naval, que se inicia amanhã, em Rio Grande.”