Search
[adsforwp-group id="156022"]

Operação encontra linguiça sem procedência em comércio de Camaquã

img_27270_foto_1.jpg

Um comércio situado em Camaquã foi notificado pela vigilância sanitária, durante a Operação Bolicho, realizada na manhã desta quarta-feira (4), pela Delegacia Especializada no Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Decrab). A ação fiscalizou três estabelecimentos, averiguando alvarás de funcionamento, validade dos produtos dispostos para comercialização, condições de acondicionamento e temperatura, higiene do local e principalmente a procedência e qualidade dos produtos.

O estabelecimento foi notificado por estar comercializando linguiça embutida, produto de origem animal, sem apresentar a devida procedência. O comércio também vendia mandioca sem data de validade. De acordo com a Decrab, foi aberto um procedimento administrativo e o dono do estabelecimento deverá apresentar sua defesa nos próximos dias. O nome do local não foi divulgado pela polícia. 

A Decrab ressalta que, até por questões culturais, alguns estabelecimentos acabam produzindo artesanalmente em seus açougues seus embutidos, normalmente linguiça e salsichão. No entanto, a prática é irregular, uma vez que a produção de embutidos deve ser realizada em local apropriado, com equipamentos e normas de higiene e principalmente com a autorização e vistoria da Vigilância Sanitária.

A Operação Bolicho está nos municípios da Região da 29ª Delegacia Regional. Além de Camaquã, já foram realizadas vistorias em Tapes, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul.