Search
[adsforwp-group id="156022"]

Rádio Acústica FM altera grade e amplia jornalismo em meio ao coronavírus

img_29900_foto_1.jpg

Em meio ao crescente número de casos suspeitos de coronavírus no Estado e no Brasil, a Rádio Acústica FM adota algumas medidas importantes para auxiliar no combate a pandemia de Covid-19. Além dos cuidados básicos indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a emissora vai ampliar o horário dedicado ao jornalismo, com o objetivo de informar à polução sobre a situação atual da doença, formas de prevenção, serviços e temas relacionados a utilidade pública.

Para poder ampliar a programação, a emissora remanejou a equipe de jornalismo, tornando mais dinâmico e seguro o trabalho dos profissionais. Os programas que aconteceriam fora da emissora, que já sido haviam marcados, também foram suspensos. A partir desta quarta-feira (18), o programa Acústica News passa a iniciar às 17h30, logo após o também jornalístico Redação Acústica. Os programas de entretenimento ZapZap! e Fala Sério passam a contar com mais entradas ao vivo da redação de jornalismo da emissora.

“Nosso objetivo é levar ainda mais informação para a população. Em momentos como este, a oferta de notícias falsas e desinformação crescem. Temos o dever de combater essa prática, ofertando conteúdo local de qualidade”, destaca Fábio Renner, diretor da emissora.

Com as alterações na grade, a Rádio Acústica FM passa a ter cerca de 13h diárias de jornalismo em sua programação, entre segunda e sexta. A programação de sábado e domingo permanece sem alteração, com seus já tradicionais programas. A emissora é a maior geradora de conteúdo local próprio da região Centro-Sul, levando informação e entretenimento aos mais de 300 mil habitantes de sua área de cobertura, além milhares de acessos e alcance de suas publicações em site e plataformas digitais.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Saiba como prevenir o contágio do coronavírus

O Ministério da Saúde pontua cinco medidas que auxiliam na prevenção do contágio do novo coronavírus.

– Lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool gel

– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

– Evitar aglomerações se estiver doente

– Manter os ambientes bem ventilados

– Não compartilhar objetos pessoais