Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sobe para dez o número de casos suspeitos de coronavírus em Camaquã

img_29961_foto_1.jpg

Camaquã registrou mais dois casos suspeito do novo coronavírus. Com isso, sobe para dez o número no município. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Sáude, em nota encaminhada à imprensa. 

Quando uma pessoa entra em protocolo de Covid-19, imediatamente é posta em isolamento, em sua casa. Só ficam hospitalizados os casos mais graves, em que o paciente precise de atendimento especializado. Não há registro de casos suspeitos internados em Camaquã.

As coletas de amostras de sangue são feitas, em sua maioria, na residência das pessoas e seguem normas e orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Sáude (OMS). Após, são encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

De acordo com a nota da prefeitura, as pessoas do grupo de risco são idosos acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, cardiopatas e pessoas com alterações respiratórias. Além disso, a Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que sentirem terem febre acima de 37º, tosse, dificuldade de respirar, dor de garganta, problemas nasais e ter voltado de viagem internacional nos últimos 14 dias, ou ter tido contato com alguém que viajou,  ligue para a equipe especializada da saúde 3692 3266 e 3692 2050.

A orientação também afirma que não procurem unidades básicas de saúde, bem como o hospital, caso haja suspeita de coronavírus.

Confira a nota na íntegra: 

Nota oficial Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã sobre Coronavírus

No dia 19 de março de 2020 as 9 horas da manhã estamos com dez casos suspeitos, foram realizadas as visitas da equipe técnica da epidemiologia do município, onde a mesma realizou a coleta em todos e a partir de sexta feira dia 20 já teremos resultados dos pacientes que foram analisados primeiramente.

Todos os pacientes que foram coletados estão sendo monitorados pela equipe técnica, se encontram em isolamento conforme orientações dos profissionais da saúde. Estamos acompanhando as pessoas que tiveram contato direto com os casos suspeitos.

As pessoas do grupo de risco são IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS, HIPERTENSOS, DIABÉTICOS, CARDIOPATAS PESSOAS COM ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS.

MUITO IMPORTANTE OS IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS QUE SÃO O GRUPO QUE PODE DESENVOLVER A DOENÇA DE MANEIRA MAIS AGRESSIVA FICAREM EM SUAS RESIDÊNCIAS, EVITAR CONTATO FÍSICO COM OUTRAS PESSOAS, POIS OS MESMOS SÃO OS MAIS AFETADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CORONAVÍRUS.

OS CASOS QUE APRESENTAREM OS SINTOMAS DE FEBRE COM MAIS DE 37,8°C, TOSSE, ESCARRO, CONGESTÃO NASAL OU CONJUNTIVAL, DIFICULDADE DE DEGLUTIR, DOR DE GARGANTA, CORIZA E TAMBÉM TER NOS ÚLTIMOS 14 DIAS RETORNADO DE VIAJEM INTERNACIONAL DE QUALQUER PAÍS QUE ESTEJA COM FOCO, OU TER TIDO CONTATO PRÓXIMO COM CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS.

SE VOCÊ SE ENQUADRA NOS DESCRITIVO ACIMA LIGUE PARA NOSSA EQUIPE DE TRIAGEM NOS NÚMEROS 36921 3266 E 3692 2050 QUE VAMOS ORIENTAR A CONDUTA CERTA.

NÃO PROCUREM AS UNIDADES BÁSICAS, HOSPITAL E UPA, ENTREM EM CONTATO COM NOSSA EQUIPE.

 

Luciano Pereira Dias

Secretário Municipal da Saúde