Search

Vereador classifica como brincadeira áudio vazado minimizando coronavírus

No início da noite desta segunda-feira (24), um áudio atribuído ao vereador Vinícios Araújo (MDB) de Camaquã começou a circular por grupos em aplicativos de troca de mensagens. Em poucos minutos, a reportagem da emissora já contabilizava dezenas de mensagens e publicações nas redes abordando o áudio. Em entrevista ao vivo, o vereador classificou como brincadeira o material vazado.

O material seria um diálogo entre vereadores da atual legislatura, em um grupo fechado, em que o vereador afirmava estar com os sintomas do novo coronavírus e em isolamento. O áudio teria sido enviado no domingo (22), em que Araújo afirmava que iria à sessão da câmara, mesmo que com os sintomas. “(…) Acho que vamos ter que enfrentar esse vírus aí na rua. Quem conseguir sair vivo, é guerreiro! Quem não conseguir, morre! Fim!”, afirmava o vereador.

Confira o áudio vazado: 

Conforme prometido no áudio, o vereador se fez presente na 152ª Sessão Ordinária. Ele fez uso de máscara e luva, assim como alguns outros membros do legislativo. Conforme o áudio, ele estava em quarentena há cerca de uma semana, após apresentar sintomas semelhantes ao do coronavírus. Ainda conforme Araújo, um membro de sua família teve contato direto com uma pessoa suspeita de Covid-19, que teria retornado de viagem e passado por diversos aeroportos.

Em um segundo áudio, divulgado após o vazamento do primeiro, Vinícios Araújo critica o vazamento do áudio, alegando uso político do material. Ainda no áudio, ele afirma que teve os sintomas eram fracos, que se assemelhavam ao de uma gripe, mas que estavam bem e que, por este motivo, ele foi a sessão da câmara.

Confira segundo áudio divulgado pelo vereador: 

Já na manhã desta terça-feira (24), em entrevista ao vivo na Rádio Acústica FM, o vereador afirmou que o áudio se tratou de uma brincadeira em um grupo fechado. Reafirmou que está bem, que a pessoa citada no áudio não teve contato com seus familiares. Araújo pediu desculpas pelo áudio, mas classificou o vazamento como “leviano”.

Confira entrevista na íntegra: 

Confira o vídeo da sessão na íntegra: 

O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Saiba como prevenir o contágio do coronavírus

O Ministério da Saúde pontua cinco medidas que auxiliam na prevenção do contágio do novo coronavírus.

– Lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool gel

– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

– Evitar aglomerações se estiver doente

– Manter os ambientes bem ventilados

– Não compartilhar objetos pessoais