Search
[adsforwp-group id="156022"]

Drones são testados para descontaminar áreas públicas em Porto Alegre

img_30257_foto_1.jpg

A tecnologia ajuda Porto Alegre a combater o coronavírus. Por iniciativa conjunta da prefeitura, Pacto Alegre e uma rede de entidades e empresas unidas pela inovação na Capital, foi realizado o primeiro voo teste para experimentar drones na descontaminação de grandes áreas públicas ou de difícil acesso, como arredores de hospitais, ruas, parques e espaços públicos diversos.

O teste durou aproximadamente 60 minutos e foi feito no Parque Harmonia, ao lado do Guaíba, com drone do modelo Pelicano 2020, operado pela empresa SkyDrones. O equipamento subiu carregado de 10 litros de produto desinfetante, especialmente desenvolvido por equipe coordenada pela professora pesquisadora do Instituto de Química da UFRGS, Nadya Pesce da Silveira. Cada voo do drone, com cerca de 15 minutos, cobre uma área estimada em 1 hectare.

O voo-piloto foi planejado com base no protocolo sanitário utilizado pela China em um cenário avançado de contaminação, em que ambientes adquirem alto potencial de transmissão do coronavírus. De acordo com Paulo Ardenghi, diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, o objetivo é que a Capital “esteja preparada para utilizar essa tecnologia caso a cidade venha a registrar o agravamento do surto epidêmico.” Entre as vantagens de utilização do equipamento, estão o custo modesto e o baixo risco ao operador, que pilota o drone a distância.