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IPE Saúde oferece consultas via internet sem custo aos segurados

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Em razão das medidas restritivas adotadas, constatou-se que nos primeiros 15 dias de calamidade decretada houve redução de 55% em consultas médicas por meio do IPE Saúde. De 17 a 31 de março de 2020, foram realizadas 60 mil. No mesmo período em 2019 chegou-se a 134,4 mil consultas. Como ação de contingência e com foco em garantir assistência aos usuários, além da implantação de diversos serviços por meio digital, o IPE Saúde anunciou a implantação do atendimento por teleconsulta.

Cerca de 1 milhão de segurados e 7.400 médicos serão beneficiados. Ainda em caráter excepcional e temporário, o serviço dispensará a cobrança de coparticipação para o usuário. Entre as vantagens do novo serviço está o fato de que as consultas poderão ser realizadas a qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana, sendo agendadas diretamente entre pacientes e profissionais.

A partir desse contato, o segurado solicita a teleconsulta na área própria do site do instituto, indicando o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) do especialista. O médico, por sua vez, receberá, via SMS, uma mensagem contendo a senha necessária para a validação do atendimento solicitado pelo usuário.

A definição sobre as plataformas a serem usadas para a realização dos procedimentos cabe aos médicos. Contudo, eles deverão adotar sistemas criados especificamente para esse fim, visando preservar integridade, segurança e sigilo das informações.

O novo serviço, embora implantado ainda na condição temporária, é um avanço tecnológico e assistencial que reforça a busca pela consolidação administrativa do instituto. O diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius de Almeida, destaca que a tecnologia deve ser encarada como uma grande aliada do setor de saúde e dos gestores de todas as esferas. “A telemedicina já é realidade em vários países, sobretudo nos desenvolvidos. Adotar esta tendência não significa precarizar a profissão, mas permitir sua evolução e modernização”, acrescenta. Anualmente, o IPE Saúde cobre mais de 3,2 milhões de consultas médicas.

De acordo com o Coordenador de Relacionamento Institucional do IPE Saúde, Vítor Azambuja, o isolamento social provocado pelo avanço do vírus fez com que diversos pacientes tivessem que cancelar consultas já agendadas: “Este serviço permite que as consultas sejam realizadas em casa, em qualquer momento, via internet. Esta medida representa um grande passo do Instituto no combate e prevenção ao COVID-19.”