Search
[adsforwp-group id="156022"]

Novo decreto do Estado permite que prefeituras do interior reabram comércio

img_30819_foto_1.jpg

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta quarta-feira (15), a prorrogação do decreto que define isolamento social e impede a abertura do comércio no Rio Grande do Sul até o dia 30 de abril. No entanto, a nova medida garante autonomia para prefeituras de municípios situados fora da Região Metropolitana e da Serra Gaúcha. A situação de Camaquã deve ser conhecida a partir das 17h, quando está marcada uma entrevista coletiva do prefeito Ivo Ferreira.

Em pronunciamento, o governador declarou que enxerga o estado em uma situação melhor que os demais no combate ao coronavírus. O chefe do executivo apresentou diversos dados estatísticos, que comparam o Rio Grande do Sul com os outros estados brasileiros.

Leite evidenciou a baixa taxa de letalidade do estado, que é de 2,6%, ocupando a antepenúltima colocação no Brasil. O governador entende que o distanciamento social e a adesão da população aos hábitos de higiene contribuíram para o bom resultado no Rio Grande do Sul.

No pronunciamento, o governador apresentou dados de uma pesquisa liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que ele entende demonstrar o comprometimento dos gaúchos quando ao combate à covid-19. Leite agradeceu a população pela aceitação das decisões desde o primeiro momento: “Esse sacrifício nos deu tempo para estruturar o sistema de saúde”, declarou.

Eduardo Leite exaltou o teste “inédito” realizado no Estado, parabenizando os envolvidos. A divulgação dos dados da pesquisa contou com a participação da secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e pelo reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal.