Search
[adsforwp-group id="156022"]

Polícia Civil alerta sobre diversos golpes sendo praticados em Camaquã

img_30875_foto_1.jpg

A Polícia Civil de Camaquã, divulgou nota nesta manhã de sexta-feira (17), onde alerta a comunidade, para a prática de golpes sendo praticados no município. De forma específica, a nota fala sobre o “Golpe do falso sequestro”, que continua fazendo vítimas na cidade.

Recentemente, a reportagem da Rádio Acústica, acompanhou uma tentativa deste tipo de golpe, que foi realizada contra um casal de idosos, que reside no centro de Camaquã. Durante mais de quatro horas, os bandidos ficaram ao telefone, pedindo dinheiro para as vítimas, alegando que estavam com o filho do casal, e que o matariam caso não fizessem pagamentos em dinheiro.

A prática não é nova e geralmente é realizada por bandidos, que mesmo dentro de penitenciárias brasileiras, conseguem dados e contatos telefônicos de suas vítimas, para tentar elucidar o golpe. Como a própria nota da polícia trata, “colocam vozes, gritos e pedidos de socorro ao fundo da ligação para convencer a vítima”.

As ações de golpistas, tambem acontecem de outras formas. Como as próprias ocorrencias policiais demonstram, estelionatários agem também, através do “Golpe dos Nudes”, “Falso depósito” e até mesmo através de práticas criminosas antigas, como por exemplo, o “Golpe do bilhete premiado”.

Acompanhe a nota divulgada pela Polícia Civil, que traz dicas para não cair em golpes:

“A Polícia Civil de Camaquã alerta sobre os golpes via telefone de “FALSOS SEQUESTROS”, onde os criminosos, normalmente detentos do sistema prisional, efetuam ligação telefônica para as vítimas e simulam que estão com algum familiar sequestrado, fazendo uma verdadeira lavagem cerebral na pessoa e, inclusive, colocam vozes, gritos e pedidos de socorro ao fundo da ligação para convencer a vítima, a qual acaba entrando em pânico e passa a acreditar que o sequestro existe e passa a realizar depósitos diversos nos bancos e nas lotéricas para contas “laranjas” dos criminosos. Durante o golpe, os criminosos pedem para as vítimas não fazerem contato com nenhuma pessoa e nem desligar o fone, pois assim a vítima fica em contato permanente, evitando contato com o suposto familiar sequestrado e, com muita lábia, conseguem controlar todas as ações da vítima. Alertamos que 100 % das últimas ocorrências sobre “sequestro” foram GOLPES e, quando fato semelhante ocorrer, a primeira coisa a fazer é MANTER A CALMA, NÃO FORNECER NENHUM DADO e se DIRIGIR/CONTATAR COM SUPOSTO FAMILIAR SEQUESTRADO, PEDIR SOCORRO A UM AMIGO, COLEGA OU FAMILIAR PRÓXIMO ou, ainda, ENTRAR EM CONTATO COM A POLÍCIA CIVIL, a fim de que a situação seja melhor avaliada. No último período, a Polícia Civil vem atendendo muitas ocorrências de golpes do tipo: “FALSO SEQUESTRO”; “GOLPE DO NUDES” “BILHETE PREMIADO” E “FALSO DEPOSITO”.”