Search
[adsforwp-group id="156022"]

Infectologista é a favor da reabertura do comércio em Santa Maria

img_30882_foto_1.jpg

O doutor em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e infectologista de Santa Maria, Fabio Lopes Pedro, participou do programa Primeira Hora na manhã desta sexta-feira (17). Na entrevista, o médico afirmou ser favorável a reabertura do comércio no município.

A cidade de Santa Maria possui 18 casos confirmados de coronavírus ao longo dos últimos 30 dias e nesta manhã (17), deve definir a reabertura das empresas com medidas preventivas. O infectologista é a favor da retomada das atividades baseadas em critérios técnicos sobre a capacidade de ocupação de leitos: “iremos propor a reabertura a população, 90% dos leitos não estão ocupados”, afirma.

Segundo o médico, a precariedade do Sistema Único de Saúde (SUS) e sistemas públicos não são novidades, uma vez que a falta de falta de capacidade de leitos é um “problema crônico” vivido pela população há 30 anos: “a situação é mais impactante nas cidades interioranas em comparação as regiões metropolitanas”, afirma.

Na entrevista, o médico apontou o uso do Sistema Estadual de Regulação de leitos para encaminhamentos desses pacientes a grandes centros: “a central de regulação de leitos funciona há 10 anos”. Em Santa Maria há um hospital inacabado, há 7 anos, que possui mais de 240 leitos fechados: “nossa luta é nesse sentido”, destaca.

O médico ainda analisou a importância da pesquisa do governo gaúcho realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que teve dados divulgados nesta semana. Conforme o epidemiologista, os dados são necessários para identificar a circulação do vírus no Estado:” a pesquisa dimensiona a prevalência do vírus na população”.

Confira na íntegra: