Search
[adsforwp-group id="156022"]

Mesmo com tempo ruim, Festa de São João leva multidão a Prainha

img_3184_foto_1.jpg

Vinte mil pessoas assistiram, na noite de segunda-feira (24), ao acendimento da fogueira e a queima de fogos, na Prainha. O evento, em homenagem ao Padroeiro de Camaquã São João Batista, teve também ao longo da tarde e da noite, apresentações artísticas e musicais, além de 150 bancas com produtos juninos. 

A Festa do Padroeiro São João vai além das luzes, fogos, fogueira e música. O evento também representa um ganho extra a mais de uma centena de famílias camaquenses, com a venda dos produtos feitos por elas próprias. Esse ano foram 150 barracas na festa. Os expositores, que comercializam doces, churrasquinhos, lanches , guloseimas em geral e bebidas, como tradicional quentão, não pagam pelo espaço.

Na parte musical foram três as apresentações, que começaram durante a tarde. O primeiro grupo a subir no palco foi o “Bem Pachola”. Depois vieram o “Sertanejo Pop Mix” e, mais tarde, “Os Andeiros”. Em todos os shows o público cantou junto e aplaudiu ao final, aprovando as músicas.  

Uma chuva fina teimava em cair às 19h07min quando, após a benção do padre José Inácio Messa, o prefeito João Carlos lançou o foguete que deu a ignição na fogueira gigante montada sobre o lago da prainha.  Quinze minutos de um colorido, barulhento e emocionante show de fogos se seguiram. Ao final, uma longa salva de palmas ecoou das margens da Prainha, tomadas pelo público.

Este ano, pela primeira vez os fogos foram patrocinados pela iniciativa privada. Em troca da exclusividade da venda dos seus produtos na festa, a Schincariol viabilizou a pirotecnia – o que significou uma economia aos cofres municipais. A iniciativa da  cervejaria se deu após a empresa realizar um mapeamento dos principais eventos do Estado. A Festa de São João de Camaquã está entre eles.

A secretária municipal da Cultura, Marla Lessa, ao final da festa, sublinhou a maciça presença de visitantes, que segundo ela “deram uma enorme prova de participatividade num dia tipicamente frio e, além do mais, meio chuvoso como esse dia 24”.

Os festejos religiosos e sociais da Paróquia São João Batista também foram concluídos com êxito. Durante este mês a programação, que incluiu as novenas, jantares e diversas outras iniciativas, atraiu muitos camaquenses à Igreja Matriz.  A festa foi encerrada após uma concorrida missa na noite do dia 23, que antecedeu a tradicional queima da fogueira em frente ao templo católico.