Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_32154_foto_1.jpg

1882 – Morria Giuseppe Garibaldi. O revolucionário nacionalista italiano Giuseppe Garibaldi morria em Caprera, na Itália neste dia, ele foi decisivo na unificação da Itália. De 1836 a 1848, Garibaldi se exilou na América do Sul, aderindo à Revolução Farroupilha. Ele passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes e com o tempo chegou a obter licença de capitão. Por ter participado de batalhas no “velho” e no “novo” continente foi chamado de “herói de dois mundos”.

1953 – A rainha Elizabeth II era formalmente coroada monarca do Reino Unido em uma cerimônia repleta de tradições. Milhares de dignitários e convidados assistiram à coroação na Abadia de Westminster, em Londres, e centenas de milhões acompanharam o evento pelo rádio, que também foi transmitido ao vivo pela televisão. Após a cerimônia, milhões de espectadores aplaudiram a rainha de 27 anos e o seu marido, de 30, o duque de Edimburgo, quando o casal passou por um trajeto de oito quilômetros em uma carruagem dourada puxada por cavalos.

1991 – Nelson Piquet vencia o Grande Prêmio do Canadá, sua última vitória na Fórmula 1. Ele foi campeão do mundo de Fórmula 1 em 1981, 1983 e 1987 e conquistou 23 vitórias na categoria. Desde sua aposentadoria, Piquet tem sido considerado um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, em várias avaliações de grande prestígio sobre automobilismo.

2002 – O jornalista gaúcho Tim Lopes, da TV Globo, era morto por traficantes em uma favela carioca. Ele fazia reportagem sobre abuso de menores e comércio de drogas. Na TV Globo, participou de uma série de reportagens do programa “Fantástico”, que promoviam o encontro de familiares de vítimas com assassinos presos. Internou-se por dois meses em uma clínica para dependentes químicos para uma reportagem sobre o assunto. Em 2001, Lopes foi um dos ganhadores do Prêmio Esso. Era considerado pelos colegas de profissão como um dos mais corajosos e audaciosos repórteres investigativos em atividade. O caso de assassinato de Tim Lopes foi listado pelo portal Brasil Online como um dos “22 crimes que chocaram o Brasil.”

 

Que dia é hoje?

Dia internacional da prostituta (A data visa lembrar a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração).

 

Aniversariantes:

Charlie Watts – 79 anos – Charles Robert “Charlie” Watts é o baterista britânico da The Rolling Stones. Ele entrou na banda em 1963, posição que ocupa até os dias de hoje, sendo, portanto, o único baterista da história da banda e um dos três únicos membros que estiveram desde a primeira formação e em todas as formações, ao lado de Mick Jagger e Kate Richards.

Caio Blat – 40 anos – Caio Blat de Oliveira é um ator de tevê e atuou em papeis de grande sucesso na TV e no cinema. Seu primeiro namoro público foi com a atriz Mariana Ximenes. O relacionamento durou de 1996 a 1999. Em 2000, se envolveu com Preta Gil, com quem namorou por oito meses. Ele iniciou a carreira em 1991 no seriado da TV Cultura “Mundo da Lua”. Seu último trabalho foi na série brasileira “Segunda Chamada” de Rede Globo.

Egypcio – 51 anos – Adriano Grande é cantor e compositor da banda Tihuana e idealizador do projeto Urbana Legion, que junto com Marcão (ex-Charlie Brown e atual Bula) Lena Papine (Bula) e PG (Tihuana), prestam uma homenagem a banda Legião Urbana. O grupo já se apresentou em Camaquã, no teatro do Sesc, em um Pocket Show promovido pela Acústica FM e Oba Music em 1º de junho de 2015.

João Derly – 39 anos – Gaúcho de Porto Alegre, João Derly de Oliveira Nunes Júnior é um ex-judoca brasileiro, da categoria meio-leve, e atualmente está à frente da secretaria de Esporte e Lazer do governo do Rio Grande do Sul. Ele foi um dos maiores judocas brasileiros, e foi bicampeão mundial e bicampeão Pan-Americano. Em 2006 ele foi considerado o número 1 no judô no mundo.

Rogério Minotouro – 44 anos – Antônio Rogério Correia Nogueira é um lutador brasileiro de artes marciais mistas. É irmão gêmeo de Antônio Rodrigo Nogueira (o Minotauro), e são famosos lutadores representantes das artes marciais brasileiras no cenário do MMA mundial. Teve participação em um episódio do seriado brasileiro A Lei e o Crime, da Rede Record, além de outras participações especiais em novelas.