Search
[adsforwp-group id="156022"]

Novo presidente da Famurs define período como desafiador para nova gestão

img_33384_foto_1.jpg

O prefeito de Taquari, Maneco Hassen foi empossado presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) nesta semana. Na manhã desta sexta-feira (10), o presidente definiu a nova gestão como “desafiadora” devido ao período atual.

Conforme Maneco, em relação aos 44 anos de história da Famurs, este é o período mais desafiador em razão da pandemia, os fatores climáticos atuais, eleições e a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). No entanto, destacou a iniciativa de procurar soluções a estes novos problemas aos prefeitos e prefeitas do Estado.

Ainda durante a entrevista, o prefeito abordou sobre a aquisição de 10 leitos de UTI em Taquari. O município, que possui cerca de 20 mil habitantes, comprou os equipamentos com recursos próprios e apoio da comunidade dentro de 60 dias. A cidade investiu cerca de R$ 4 milhões na área da saúde para combate ao coronavírus.

Assista a entrevista completa:


 

Recebendo o cargo do prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, Maneco irá comandar a entidade durante a gestão 2020/2021, encerrando o rodízio de legendas da última eleição, acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos eleitos no estado.

Em seu primeiro discurso já empossado, Maneco destacou que o diálogo será essencial em sua gestão à frente da entidade. “Uma gestão na Famurs tem que se resumir em uma palavra: diálogo. Quando não se tem certeza do caminho a trilhar, não se tem previsibilidade daquilo que vai acontecer, ninguém tem a receita sozinho. O diálogo é fundamental para que a gente possa superar desafios que nunca aconteceram. Nós pretendemos seguir o trabalho que o Dudu, nós pretendemos manter a postura, o diálogo, a responsabilidade e muita firmeza na defesa de todos os municípios do RS”, declarou.

De acordo com Maneco, o momento é de reafirmar as parcerias. “Nós ainda teremos dias muito difíceis pela frente, e vamos ter que superar de cabeça erguida, trabalhando como nunca e defendendo os municípios do RS”, declarou.

Manifestações

Autoridades e representantes de entidades e órgãos estaduais e federais realizaram suas manifestações virtualmente, através de vídeos. O presidente da Associação Gaúcha de Municípios (AGM) e prefeito de Santa Margarida do Sul, Luis Felipe Brenner, parabenizou o trabalho realizado ao longo da gestão de Dudu Freire e em sua fala evidenciou a unificação de mandatos, justificando que a impossibilidade de realizar pleito este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus e também pela economia do país.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, também destacou a atuação da entidade durante o comando de Dudu. Aroldi declarou ao presidente Maneco que coloca a CNM e equipe técnica à disposição, para que o trabalho em defesa dos municípios continue.