Search
[adsforwp-group id="156022"]

23 de julho na história

img_33808_foto_1.jpg

1932 – Morria o pai da aviação Santos Dumont. Neste dia morria, no Guarujá (SP), Alberto Santos Dumont conhecido como o “pai da aviação”. Entre os seus feitos está o de ter sido o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor. Contudo, o feito de Dumont não é uma unanimidade, já que alguns defendem que os irmãos Wright, dos EUA, teriam sido os primeiros a realizar essa proeza em 17 de dezembro de 1903. No entanto, Santos Dumont foi o primeiro a voar um circuito pré-estabelecido sob a supervisão oficial de especialistas, jornalistas e cidadãos de Paris.

1988 – O Guns N’ Roses tem seu estouro com “Sweet Child O’ Mine”. Construída a partir de um riff de abertura que Slash, o guitarrista da banda, considerou uma ideia boba, “Sweet Child O’ Mine” acabou virando não apenas um hit #1 em 23 de julho de 1988, mas também um verdadeiro clássico do rock. Incluída nas listas de “melhores músicas” da Rolling Stones, BBC e outros meios e revistas, “Sweet Child O’ Mine” alçou o Guns N’ Roses ao estrelato

2011 – Morria a cantora Amy Winehouse. Filha de um taxista e uma farmacêutica, Amy Winehouse tinha um gosto excepcional pelo jazz. Aos 14 anos, acompanhava o irmão na guitarra e exibia os primeiros trejeitos de uma personalidade inquieta, decorrente em partes da separação dos pais quando tinha nove anos: colocou piercing no nariz, tatuou o corpo e foi expulsa da escola onde estudava. Passou a frequentar outra escola, mas dois anos depois mergulhou na carreira artística. Apresentava-se em diversos clubes, chegando a gravar algumas demos. Já com sua carreira consolidada Amy destacou-se por sua voz e estilo próprio de cantar. Porém, usuária de drogas assumida, foi filmada fumando crack e internada em centros de reabilitação. Constantemente sob efeito de drogas, Amy não teve condições físicas para gravar o álbum programado para 2010. Foi adiado para 2011 mas não saiu. A cantora foi encontrada morta em sua casa em Londres em 23 de julho de 2011 após um consumo abusivo de álcool.

2013 – Morria o “rei da sanfona” Dominguinhos. José Domingos de Moraes começou a carreira ainda na infância, tocando sanfona de oito baixos no grupo Os Três Pinguins, que formou com dois irmãos. Na adolescência, mudou para o Rio de Janeiro e procurou Luiz Gonzaga, o rei do baião, que lhe dera seu endereço anos antes. Dominguinhos, na época apelidado de Neném do Acordeon, tornou-se herdeiro musical de Gonzaga, morto em 1989. Considerado um dos principais nomes do forró, o músico gravou sucessos como “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó” durante uma carreira de mais de cinco décadas. Ele morreu aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

 

Aniversariantes:

Felipe Dylon – 32 anos – Felipe Priolli Dylon é filho da atriz e bailarina, Maria Lúcia Priolli, com o surfista, guitarrista e produtor, Luiz Felipe Dylon. Começou a carreira de músico muito cedo. Aos 15 anos, em 2003, assinou contrato com a Emi Music. Felipe Dylon, é dono dos singles de grande sucesso “Musa do Verão” e “Deixa Disso”, vendendo ao todo 120 mil cópias do álbum. Em 2004, lançou seu segundo álbum, Amor de Verão, onde ganhou certificado de platina pelas 170 mil cópias vendidas, sendo que no mesmo ano Felipe lançou seu primeiro DVD e álbum ao vivo, intitulado Felipe Dylon – Nas Internas. Em 2006, Felipe deu um tempo de sua carreira como cantor para se dedicar a trabalhos como apresentador e ator.

Renato Borghetti – 56 anos – Renato Becker Borghetti começou na música aos dez anos de idade, tocando uma gaita-ponto que ganhou do pai em Barra do Ribeiro. Em pouco tempo já era atração no Centro de Tradições Gaúchas comandado por seu pai e, aos 16 anos, se apresentou pela primeira vez. Excursionou por todo o Brasil, e por diversos países da Europa, e fez uma temporada em Nova Iorque. Renato mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. Tem mais de uma quinzena de discos gravados e dezenas de participações em gravações.

Slash – 54 anos – Saul Hudson é um guitarrista britânico-americano mundialmente famoso como integrante da formação clássica da banda Guns N’ Roses, com quem alcançou sucesso mundial no final da década de 1980 e início dos anos 90. Em sua carreira posterior, Slash integrou algumas outras bandas de diversos estilos, bem-sucedidas em sua maioria, e em 2011 iniciou uma carreira solo lançando três discos e estando atualmente em sua terceira turnê mundial.