Search
[adsforwp-group id="156022"]

Comércio de Camaquã está otimista com possibilidade de retorno à bandeira laranja

img_34388_foto_1.jpg

O governo do Estado recebeu durante o final de semana 25 pedidos de reconsideração ao mapa preliminar do Distanciamento Controlado da 14ª rodada, por parte de municípios e de associações regionais. Entre as solicitações, está uma realizada pela Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce), que representa a região. O mapa definitivo será divulgado pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (10).

Na manhã desta segunda-feira, o presidente do Sindilojas Costa Doce, Otávio Morais, falou sobre a expectativa dos comerciantes em relação a uma mudança na situação da região no mapa definitivo. O gestor se mostrou confiante no retorno da região à bandeira laranja após a análise de recursos, porque os números da microrregião Guaíba, que inclui os municípios da Costa Doce e Carbonífera, favorecem a flexibilização.

Morais ainda elogiou a mudança de protocolos na bandeira vermelha, que permite a abertura do comércio de quarta-feira a sábado, mas argumentou que não é favorável ao horário reduzido: “Aumenta a aglomeração porque concentra todas as pessoas em um único horário”, declarou. O gestor ainda criticou o lockdown realizado em Pelotas durante o final de semana, porque gerou uma maior aglomeração nos dias anteriores.

Em entrevista ao programa Esquina Democrática, no último sábado (8), o prefeito de Tapes e presidente da Acostadoce, Silvio Rafaeli, falou sobre a expectativa da região para o retorno à bandeira laranja. O gestor entende que o governo do Estado deve rever os números da região: “Queremos um viés de flexibilização porque estamos iniciando uma região nova”, explicou.