Os descartes irregulares de lixo em via pública são recorrentes em Camaquã. Na manhã desta segunda-feira (17) a reportagem esteve nos bairros Vila Nova e Carvalho Bastos onde diversos pertences pessoais foram jogados em frente a residências ou em terrenos.
Na Rua Benjamin Constant no bairro Vila Nova, próximo da Capitão Adolfo Castro, entulho em frente a uma casa foram jogadas fotografias pessoais, cadeiras, roupas, papeis, madeiras, podas de árvores entre outros materiais. Já no bairro Carvalho Bastos, um terreno foi o local usado para descarte de sacolas, podas, resíduos domésticos, roupas e outros objetos. Diversos materiais poderiam ser reutilizados ou reciclados.
Denúncias podem ser realizadas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, 460 no Centro, podendo ocorrer a orientação, fiscalização e aplicação de multas para o gerador de resíduos. A secretaria recebe eletrodomésticos, pilhas e celulares entre às 8h ao 12h e 13h30 e 17h30 de segunda a sexta-feira.
Conforme a Lei Federal 9.605/98 e Lei Municipal 1.762/2013, descarte irregular de lixo é crime com pena de detenção e multa. Materiais recicláveis também podem ser encaminhados para o Aterro Sanitário segunda a sexta-feira e sábado no período da manhã.
Leia também:
– Bombeiros controlam incêndio em descarte irregular de lixo em Camaquã
– Descarte irregular de lixo causa desconforto em moradores do bairro Oliveira
Confira as imagens da reportagem nos locais: