Search
[adsforwp-group id="156022"]

Dia do soldado: Braço Forte, Mão Amiga a serviço do país

img_34868_foto_1.jpg

Nesta terça-feira (25) é comemorado no Brasil o Dia do Soldado. A data é alusiva as atividades exercidas pelos soldados do Exército Brasileiro na luta pela proteção da Nação. Conforme o Exército Brasileiroa data tem origem em 1923 em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias tornando-se o patrono do Exército Brasileiro.

Duque de Caxias nasceu em 1803, na Vila do Porto da Estrela, no município do Rio de Janeiro que hoje leva seu nome, assentou praça no 1º Regimento de Infantaria de Linha da Corte, aos cinco anos de idade. Naquela época, era comum, nas famílias com tradição militar, que os jovens infantes, desde tenra idade, fossem iniciados nas lides castrenses.

De Alferes, em 1818, até Marechal, em 1863, galgou todos os postos da hierarquia militar. Político, Presidente do Conselho de Ministros, Deputado e Senador do Império, entre muitas outras funções que exerceu ao longo de sua brilhante carreira, nunca deixou de ser, principalmente, Soldado. Suas atitudes, palavras e pensamentos, sempre calcados na Hierarquia e na Disciplina, em qualquer situação, seja no meio civil, seja no militar, patentearam o Duque como amálgama de virtudes do cidadão e do combatente terrestre.

Na BR-116 em Barra do Ribeiro, o Batalhão Ferroviário do Exército trabalha na duplicação da rodovia. Em abril foi entregue para o tráfego de veículos cinco quilômetros no acesso ao município de Barra do Ribeiro. Recentemente foi divulgado que o Exército pretende assumir novos trechos de duplicação da rodovia. O DNIT possui expectativa de concluir toda a duplicação até o final de 2021.

Em missões reais na faixa de fronteira ou nas operações de garantia da lei e da ordem, em apoio a órgãos de segurança pública, nas ações de socorro à população afetada por calamidades de toda a espécie, dos Pampas à imensidão amazônica, nas patrulhas terrestres e fluviais ou empregando os meios aéreos da nossa Aviação, guarnecendo instalações altamente sensíveis e combatendo delitos transfronteiriços e ambientais, quando o sono, o frio e o cansaço lhe abaterem a face, lembre-se de Caxias nas Campanhas do Prata, doente e assoberbado de trabalho, mas sempre inflamado no mais saudável e cativante entusiasmo.

Leia mais:

Lancha e duas motos aquáticas são as novas aquisições do Comando Ambiental da BM

Bolsonaro participará da posse de chefe do Comando Militar do Sul em Porto Alegre