A morte do ator Chadwick Boseman aos 43 anos, conhecido por interpretar o personagem rei T’Challa, superherói do filme Pantera Negra (2018) da Marvel, alertou a população mundial para os riscos do câncer de cólon e reto (ou colorretal). Este tipo de câncer é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil.
> Receba gratuitamente as notícias da Acústica no seu WhatsApp. Basta clicar aqui
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
O que aumenta o risco do câncer de cólon?
Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer.
Como previnir o câncer de cólon?
A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.
Esse padrão de alimentação é rico em fibras e, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal. Manter o peso dentro dos limites da normalidade e fazer atividade física, movimentando-se diariamente ou na maior parte da semana, são fatores importantes para a prevenção deste tipo de câncer.
Verifique se seu peso está adequado com uma calculadora de IMC. Não fumar e não se expor ao tabagismo.
Quais os sintomas do câncer de cólon?
Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:
– sangue nas fezes;
– alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
– dor ou desconforto abdominal;
– fraqueza e anemia;
– perda de peso sem causa aparente.
– alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)
– massa (tumoração) abdominal
*Com informações do Instituto nacional do Câncer