Já está em fase de testes, um chip que promete conectar o cérebro humano a computadores. A novidade foi revelada nesta sexta-feira (28), pelo bilionário Elon Musk.
>>Receba gratuitamente as informações da Acústica no seu WhatsApp. Basta clicar aqui
O chip, que está sendo testado em porcos, tem o tamanho de uma moeda. A startup de tecnologia Neuralink, divulgou a façanha durante uma transmissão ao vivo.
Como funciona o chip conectado no cérebro?
O chip é inserido em um pequeno orifício perfurado no crânio e capta sinais de atividade cerebral usando 1.024 eletrodos semelhantes a fios de cabelo, só que muito mais finos do que um fio de cabelo humano. O chip então transmite dados via Bluetooth para aparelhos externos em um raio de cerca de cinco a dez metros, podendo ainda enviar informações ao cérebro para estimular os neurônios.
Como são os testes do chip conectado ao cérebro?
Uma porquinha chamada Gertrude, aparece no vídeo escondendo-se atrás de uma cortina. Logo, ela passa a farejar uma caneta que estava no palco. A atividade cerebral era transmitida em tempo real para um monitor.
Um outro porquinho com dois implantes simultâneos, também foi apresentado na transmissão. Já o terceiro animal apresentado, teve o chip removido, com o intuito de mostrar que não houve sequela com a remoção do dispositivo.
O chip poderá ser conectado ao cérebro humano?
Segundo o site Gizmodo Brasil, o projeto já tem um certo aval de órgãos importantes nos Estados Unidos, como a FDA. Os primeiros testes em seres humanos terão como objetivo ajudar pessoas que perderam a capacidade de se mover após lesões na medula espinhal.
Assista ao vídeo sobre implante de chip no cérebro: