Search
[adsforwp-group id="156022"]

RS tem 50 novos casos de dengue confirmados

img_3567_foto_1.jpg

O Rio Grande do Sul tem 1.148 casos confirmados de dengue em 2015. São 53 novos casos na comparação com o boletim divulgado na semana passada pela Secretaria Estadual da Saúde. No mesmo período do ano passado, eram 77 confirmações.

O município de Santo Ângelo, nas Missões, tem o maior índice de infecção por dengue, com 281 pacientes. Foi lá que aconteceu a primeira morte por dengue na história do Rio Grande do Sul: a vítima foi uma mulher de 41 anos, que morreu em março deste ano. A segunda morte foi em abril, em Panambi. Nesse caso, foi uma mulher de 53 anos. 

Avanço da doença em 2015

Neste ano, 86,7% dos casos de dengue são autóctones (contraídos no Estado) e 13,3% são importados. Até agora, 153 municípios gaúchos apresentam infestação pelo mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti (30,78% do total de cidades). As regiões Noroeste e Norte do Estado possuem o maior número de casos confirmados.

Força-tarefa

A Vigilância em Saúde do Estado lançou uma nova força-tarefa para combater a doença na região Norte. Entre os dias 8 e 19 de junho, equipes serão enviados para o município de Sarandi, no Norte do Estado, para aplicar inseticida afim de evitar a proliferação do mosquito transmissor. 

A Vigilância vai deslocar quatro equipamentos de pulverização de inseticidas costais, duas caminhonetes, inseticidas e sete agentes de endemias para Sarandi. O município possui apenas dez casos de dengue confirmados. No entanto, a cidade está localizada na região com o maior índice de infestação pelo mosquito transmissor e é cortado por duas rodovias, a RS-404 e a BR-386, que possuem tráfego intenso de veículos e circulação de pessoas.