Search
[adsforwp-group id="156022"]

Porto Alegre prorroga vacinação contra gripe até alcançar meta

img_3628_foto_1.jpg

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que vai prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe em Porto Alegre, até que seja atingida a meta de pelo menos 80% de imunização nos grupos prioritários. A campanha terminaria nesta sexta-feira (5) em todo o país.

O último balanço da SMS aponta que 74,48% das pessoas do grupo prioritário foram vacinadas em Porto Alegre. Fazem parte do grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), além dos portadores de doenças crônicas.

O Ministério da Saúde, por meio de um comunicado, anunciou que a campanha nacional não será prorrogada. No entanto, a pasta recomenda a continuidade da vacinação aos estados e municípios que não atingiram a meta.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, está disponível gratuitamente nos postos de saúde e protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

No estado, a campanha começou em 27 de abril, uma semana antes do restante do Brasil. A ação foi antecipada no Rio Grande do Sul, segundo o Ministério da Saúde, para que a público-alvo fosse imunizado antes da chegada do frio.

Em 105, o Rio Grande do Sul registrou uma morte em decorrência da doença. A vítima era uma senhora de 85 anos que morava em Canoas, na Região Metropolitana, e não tinha tomado a vacina.