Search
[adsforwp-group id="156022"]

Caminhão da coleta seletiva quebra e serviço é prejudicado em Camaquã

img_36364_foto_1.jpg

A coleta seletiva do município de Camaquã, acaba sendo prejudica pelos próximos dias, devido aos problemas mecânicos apresentados por um dos caminhões que realizam o serviço na cidade. A informação foi confirmada a reportagem da Acústica nesta manhã de terça-feira (20).

– Receba outras informações no seu WhatsApp clicando aqui

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um dos caminhões apresentou falha mecânica no motor. A expectativa é de que o problema seja resolvido em um prazo de 20 dias.

Com isso, alguns locais poderão ter o recolhimento afetado ao longo dos próximos dias. Há a possibilidade de que alguns pontos, a coleta não aconteça, em função da dificuldade de levar os materiais até o aterro sanitário

Como separar corretamente os resíduos para a coleta seletiva

No aterro sanitário de Camaquã, diversas famílias vivem da separação dos materiais reciclados. São itens que deixam de contaminar o solo e o meio ambiente, ao mesmo tempo em que garantem renda para quem precisa.

Para ajudar nesse processo, basta ter em sua casa, duas lixeiras (ou dois sacos), uma para resíduos recicláveis e a segunda para orgânicos e rejeitos. São classificados como recicláveis: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de shampoo, tubos de pasta de dente, sacolas e embalagens plásticas em geral, isopor, latas e objetos de metal, jornais, papeis, papelões limpos, caixas de leite e de sucos, entre outros.

Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas e vidro.

Cuidados com resíduos cortantes ou pontiagudos

Materiais como garrafas, copos ou cacos de vidros; pedaços de espelho, lâminas e latas; espetinhos de churrasco e pedaços de madeira; e ainda, pregos, agulhas, parafusos, alfinetes e similares carecem de cuidados ao serem manuseados e destinados para o recolhimento. Uma das dicas é que o morador embale os recipientes de vidro (inteiros ou quebrados), cacos e outros materiais cortantes em folhas de jornal, caixas, garrafas pet ou outro material resistente. Outra dica é pressionar as tampas das latas para dentro.