Search
[adsforwp-group id="156022"]

Decreto proíbe retomada de aulas presenciais em escolas estaduais de Camaquã

img_36367_foto_1.jpg

A prefeitura municipal decretou na manhã desta terça-feira (20) a proibição de retomada das aulas presenciais das escolas estaduais em Camaquã. A diretora geral do CPERS, Iarita Ávila de Souza, afirmou que neste ano não irá ocorrer aulas na rede estadual em razão da pandemia de coronavírus e falta de equipamentos de proteção. O decreto ainda deverá ser publicado nesta terça-feira (20).

O governo do Estado autorizou a retomada das escolas estaduais a partir de hoje (20), no entanto segundo a entrevista ainda não há condições de materiais para o retorno presencial. Mais de 100 município decretaram da mesma forma com objetivo de preservar a segurança dos alunos.

Nesta manhã a reportagem da emissora entrou em contato com escolas estaduais de Camaquã no qual esclareceram como estão sendo realizadas as organizações para a retomada das aulas. No estadual as aulas ocorreriam de forma escalonada a partir desta quarta-feira (21) entre às 7h30 e 10h30 no período de três vezes por semana. O sistema receberia menos de 10 estudantes presenciais pela continuação do material online na plataforma remota, Google Sala de Aula. A instituição investiu em internet, no entanto a falta de equipamentos públicos impede a transmissão ao vivo das aulas. O ensino técnico também retornaria nesta amanhã (21) na instituição.

Camaquense integra pesquisa da UFPel que pode neutralizar a Covid-19

Confira o calendário do governo do Estado:

• Ensino Médio e Ensino Técnico – a partir de 20 de Outubro

• Ensino Fundamental de anos finais – 28 de Outubro

• Ensino Fundamental de anos inicias – 12 de Novembro

O cronograma de retomada das atividades presenciais foi divulgado pelo governo do Estado em 1° de setembro. Na ocasião, o retorno das aulas das escolas da rede pública estadual estava previsto para 14 de outubro, uma vez que o Estado precisou de um pouco mais de tempo para adquirir todos os materiais de higiene pessoal e para contratar recursos humanos. No Rio Grande do Sul, aulas de instituições particulares, municipais e federais de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico estão permitidas desde 21 de setembro.

A previsão é de que os anos finais do Ensino Fundamental possam retornar a partir do dia 28 de outubro, e os anos iniciais, a partir de 12 de novembro.

Cidades como Camaquã, Guaíba e Arambaré, não apresentam restrições para o retorno das atividades, em seus decretos oficiais. Só poderão retornar para as salas de aula, os alunos que tiverem o Termo de Responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis.

Diversos pais entraram em contato com a Rádio Acústica nesta segunda-feira (19), com o intuito de saber como será o retorno das atividades escolares presenciais. Algumas escolas já estão entrando em contato com os alunos ou responsáveis, justamente para informar como ocorrerá a volta.

Assista ao pronunciamento do Governador Eduardo Leite na íntegra:

Assista a entrevista:

As aulas na rede municipal já havia sido anunciado que não retornaria neste ano.