Astronautas russos e americanos que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) conseguiram nesta segunda-feira (19) identificar um vazamento de ar que estava preocupando as agências espaciais da Rússia (Roscosmos) e dos Estados Unidos (NASA). O que chamou atenção foi o método que foi utilizado para detectar o vazamento, os astronautas deixaram um saquinho de chá flutuando na câmara russa (Zvezda) em que estava o problema e monitoraram por uma câmera o pacote.
O movimento influenciado pela corrente do ar do furo levou os astronautas para uma marca na parede bem próximo a um módulo de comunicação que era a origem do problema. Segundo a própria agência russa, foi usado meios temporários até trabalharem em uma solução mais definitiva, ou seja, uma fita adesiva.
Экипаж МКС загерметизировал место утечки атмосферы на станции временными средствами, находящимися на ее борту.
Сейчас главная оперативная группа управления совместно с экипажем экспедиции МКС-63 разрабатывает программу действий для постоянной герметизации места утечки. pic.twitter.com/L4xilYTNJt
— РОСКОСМОС (@roscosmos) October 19, 2020
Felizmente o vazamento não colocou em perigo quem estava a bordo. No momento estavam na estação seis astronautas (dois americanos e quatro russos).