Ao menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas em um ataque com faca próximo a uma igreja na área de Notre-Dame, em Nice, na França. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (29).
Autoridades francesas afirmam que o assassino gritou repetidamente “Allahu akbar”. O público foi convidado a evitar a área enquanto uma grande operação de segurança era realizada por policiais armados.
De acordo com a imprensa francesa , citando fontes policiais, três pessoas morreram devido ao ataque.
O número de pessoas feridas durante o incidente permanece desconhecido.
A imprensa do país relata que uma mulher foi decapitada no ataque, mas isso ainda não foi oficialmente confirmado pela polícia ou por fontes governamentais.
O prefeito de Nice, Christian Estrosi, confirmou que o suposto autor foi levado sob custódia. Estrosi acrescentou que o homem repetia a frase “Allahu akbar” durante o ataque.
8h50 grand déploiement des forces de l’ordre à #NotreDame à #Nice. Des coups de feu entendus. pic.twitter.com/SiuOhAeRG8
— Ivan Blanco (@ivanblancovilar) October 29, 2020
“Nosso país não pode mais se contentar com as leis de paz para aniquilar o islamo-fascismo”, disse Estrosi em um comunicado no Twitter, acompanhado da hashtag #SamuelPaty, em homenagem ao professor de francês assassinado há 13 dias.
Je suis sur place avec la @PoliceNat06 et la @pmdenice qui a interpellé l’auteur de l’attaque. Je confirme que tout laisse supposer à un attentat terroriste au sein de la basilique Notre-Dame de #Nice06. pic.twitter.com/VmpDqRwzB1
— Christian Estrosi (@cestrosi) October 29, 2020
O motivo do ataque permanece obscuro, mas o prefeito Estrosi confirmou que, com base nas evidências até agora, foi um ataque terrorista. O Ministério Público antiterrorismo da França lançou uma investigação sobre o caso.