Search
[adsforwp-group id="156022"]

Professora camaquense lança livro sobre literatura afro-brasileira

img_36618_foto_1.jpg

A professora camaquense, Roberta Flores Pedroso, lança nesta semana mais um livro sobre literatura afro-brasileira produzida no Brasil. A obra “Pão, texto e água” foi publicada pela editora independente, Figura de Linguagem, dirigida por pessoas negras.

A crítica literária que possui 120 páginas é paradidática para professores. O lançamento deverá ocorrer nesta semana de maneira remota. Segundo divulgado pela Figura de Linguagem, Flores afirma que: “quando se é negro no Brasil e, principalmente em cidades do interior, como no meu caso, o silêncio do apartheid social geralmente incorre no risco da possível negação da própria natureza humana, oferecendo a nós como único caminho a redenção do embranquecimento, que, mesmo inconscientemente, interfere na nossa identidade, assim como e principalmente na nossa autoestima”.

Roberta Flores Pedroso é natural de Camaquã (RS). Professora de língua portuguesa e doutoranda em Literatura Brasileira, na UFRGS, é autora de dezenas de artigos sobre a produção literária afrodescendente. Também leciona na rede pública estadual.

Em 22 de outubro de 2018 durante a Feira do Livro em Camaquã, a professora lançou o primeiro livro comentado chamado de “Úrsula escrito por Maria Firmina dos Reis”. Roberta comentou cada capítulo da obra e autografou cerca de 50 livros na oportunidade.

Leia mais: Sete livros de autoras negras que vão te inspirar em 2020