Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeitura de Arambaré encaminhará convênio com Daer para recuperar ponte

img_3671_foto_1.jpg

A prefeitura de Arambaré vai propor um convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para recuperar a ponte sobre o Arroio Velhaco. A decisão foi anunciada durante uma reunião no final da tarde desta quarta-feira (10), na sede da autarquia, em Porto Alegre. 

O diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, recebeu a prefeita Joselena Scherer, o secretário municipal de Planejamento, Eduardo Silva, e vereadores de Arambaré, acompanhados do deputado estadual Gilmar Sossella. No encontro, a comitiva reforçou a preocupação com o conserto da ponte, que possui aproximadamente 90 metros de extensão e liga o município a Tapes. A estrutura de madeira está comprometida e a parte metálica tem problemas de oxidação. “Preparamos o decreto de emergência e restringimos o tráfego para veículos leves”, explicou a prefeita. “Em poucos meses começa a nossa temporada de verão e precisamos ter a ponte em condições para receber os 60 mil turistas que nos visitam todo ano.” 

Nuñez salientou que a ponte não pertence à jurisdição do Daer e que, portanto, não há como determinar a execução de obras na estrutura sem antes assinar um convênio com o município. O diretor-geral recomendou que a prefeita reúna os documentos necessários para formalizar esse tipo de apoio. “Vamos verificar a possibilidade de liberação de recursos junto ao Tesouro do Estado e, a partir daí, analisar de que forma atuaremos em conjunto com o município”, completou. 

Enquanto isso, o Daer auxiliará a prefeitura a elaborar o orçamento para o restauro da ponte. A intenção é incluir os valores e o tempo previsto para a obra no decreto de emergência. “Precisamos desses dados para justificar a gravidade que essa situação representa para o município”, esclarece o secretário Eduardo Silva. A prefeitura de Arambaré pretende utilizar as informações para captar recursos junto aos governos estadual e federal, através da Defesa Civil.