O resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) com a lista dos aprovados na segunda edição do de 2015 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (15). A lista dos aprovados está disponível no site do Sisu: sisu.mec.gov.br.
Foram selecionados estudantes para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições públicas de ensino superior. O sistema recebeu inscrições de 1.095.050 candidatos, sendo que a UFMG teve a maior procura (veja lista das 10 universidades mais procuradas).
No site do Sisu, é possível selecionar a instituição, o curso e a modalidade do turno para filtrar a lista de aprovados.
LISTA DE ESPERA DO SISU
Quem não conseguiu garantir vaga em nenhuma de suas opções de curso precisa voltar ao site do Sisu e acessar o seu boletim do candidato.
Naquela área, deve confirmar interesse em participar da lista de espera. O candidato só poderá participar da “repescagem” em sua primeira opção de curso.
A convocação dos candidatos nesta “segunda chamada” é realizada diretamente por cada uma das 72 instituições de ensino superior participantes do Sisu 2/2015.
Por isso, o candidato deverá acompanhar junto à própria universidade o andamento da lista de espera.
Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?
O Sistema de Seleção Unificada é gerenciado pelo MEC e, através dele, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos. A edição do Sisu “de inverno” ou de “meio do ano” usa como critério de seleção a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014.
O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas – onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
A inscrição no Prouni do segundo semestre vai ser aberta na terça-feira (16). Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo Ministério.
Matrículas dos aprovados pelo Sisu
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.
Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.
Processo seletivo
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.
A consulta de vagas da segunda edição do Sisu deste ano foi aberta em 2 de junho.
A lista disponível na página do sistema tinha vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Foram selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, foi oferecida em 24 universidades federais.
O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.