Search
[adsforwp-group id="156022"]

LUTO NO ESPORTE: lutador de jiu-jitsu morre engasgado com carne na Bahia

img_36796_foto_1.jpg

Esportistas do país inteiro estão em luto, após a morte do campeão baiano de jiu-jítsu Aldo Kemps Oliveira. Aos 41 anos de idade, ele morreu após se engasgar com um pedaço de carne.

– RECEBA OUTRAS INFORMAÇÕES NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI

A morte aconteceu na última segunda-feira (02), no momento em que ele almoçava, na companhia da filha, de apenas nove anos de idade. A menina presenciou tudo, sem poder ajudar a evitar a tragédia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), foi chamado para atender a ocorrência. Foram prestados os primeiros socorros, até que ele fosse encaminhado ao hospital.

Aldo acabou não resistindo e morreu.

O que é manobra de Heimlich?

A morte do lutador Aldo Kemps Oliveira, chamou a atenção para importância de se difundir o máximo possível, dicas importantes para evitar tragédias como esta.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Como fazer a manobra de Heimlich?

1. Na pessoa acordada:

Manobra de Heimlich: o que é e como fazer

– Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;

– Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;

– Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;

– Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;

– Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.

Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, em alguns casos, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e acabar desmaiando. Neste caso, deverá ser feita a manobra adaptada para a pessoa desmaiada.

2. Na pessoa desmaiada

Manobra de Heimlich: o que é e como fazer

Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, e com as vias aéreas obstruídas, a manobra de Heimlich deve ser abandonada e deve-se chamar a ajuda médica imediatamente, iniciando-se de seguida as massagem cardíaca do suporte básico de vida.

Normalmente, a pressão causada pela massagem cardíaca também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência.

3. Na própria pessoa

Manobra de Heimlich: o que é e como fazer

– Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica;

– Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio;

– Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima.

Repita o movimento quantas vezes for necessário, mas caso não seja efetivo, a manobra deverá ser feita com mais força, utilizando-se o apoio de um objeto firme e estável, que alcance a região da cintura, como uma cadeira ou um balcão. Assim, com as mãos ainda sobre o abdômen, deve-se empurrar o corpo com força contra o objeto.

O quer fazer em caso de bebê engasgado?

Manobra de Heimlich: o que é e como fazer

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

Com informações do site “Tua Saúde”