Search
[adsforwp-group id="156022"]

Mulheres de Cristal realizam caminhada contra feminicídios da região

img_36823_foto_1.jpg

Um grupo de mulheres de Cristal realizam neste sábado (07) uma caminhada pelas principais ruas do município, contra os constantes casos de feminicídios da região e Brasil. A saída será a partir das 17h, da Rua 29 de abril, próximo ao trevo em direção a Praça Central. O trajeto passará pela Avenida Emancipação.

De acordo com as organizadoras do evento, na Praça será realizado um minuto de silêncio em homenagem a todas as vítimas de feminicídio do país. O encontro exige o uso de camiseta de cor preta e cartazes com frases de protesto: “Precisamos, de alguma forma, mostrar o quanto a dor de uma é a dor de todas e que já estamos cansadas de ceifarem as nossas vidas pelo simples fato de sermos MULHERES!”, escrevem. Não será aceito símbolos partidários e o uso de máscara é obrigatório. A cada 9h uma mulher é morta no Brasil.

Nesta semana, Tairane Bauer Macedo, de 24 anos foi assassinada na frente dos filhos em São Lourenço do Sul, o acusado de matar a vítima, insistia para manter relacionamento. O criminoso tem antecedentes por violência doméstica e tráfico de drogas. Ainda nesta semana outro caso ganhou repercussão no Brasil, Mariana Ferrer sofreu humilhação durante o julgamento de André de Camargo Aranha, acusado de estuprar a jovem.

Como denunciar?

No Brasil: 180. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, gratuitamente, de qualquer telefone fixo ou móvel (celular): basta discar 180. A Delegacia Online foi criada em 2002 com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão ao serviço de registros de ocorrências da Polícia Civil. Através do site, você poderá registrar determinados fatos sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia. Clique aqui!

O que diz a lei?

A Lei Maria da Penha, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em seu artigo 1º parágrafo 1º, diz que “o poder público desenvolverá políticas que visem a garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Como entender violência doméstica?

Série que pode te ajudar a entender a violência contra a mulher: “Bom Dia, Verônica” conta a história de uma policial investiga um predador sexual e acaba descobrindo um casal com um segredo horrível e um esquema de corrupção sinistro.

Foto: Reprodução / Netflix