Search
[adsforwp-group id="156022"]

Operação que combate crimes contra idosos fiscaliza casas de repouso de Camaquã

img_37498_foto_1.jpg

A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (4), a Operação Vetus, que tem o objetivo de combater crimes contra idosos, que tiveram aumento considerável durante a pandemia. Em Camaquã, a ação contabilizou uma prisão, duas medidas protetivas cumpridas, 40 denúncias apuradas, 38 vítimas atendidas e fiscalização de cinco casas de repouso. A contagem leva em conta todas as ações de repressão, que tiveram início em 23 de setembro em todas as delegacias da 29ª Região Policial.

A nível nacional, a ação é coordenada pelo Ministério Da Justiça e Cidadania, e ocorre em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, os trabalhos estão sendo realizados pela Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso. A operação denominada “Vetus”, é considerada inédita.

A operação integrada foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso contra idosos registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Desde então, a polícia gaúcha já apurou 501 denúncias, que culminaram com a instauração de 508 procedimentos investigativos, com atendimento 424 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de nove agressores em todo o Estado do Rio Grande do Sul.