Search

Taxistas reivindicam maior espaço para ponto no centro

Os taxistas do ponto localizado na Praça Donário Lopes, esquina das ruas Zeca Netto e Presidente Vargas, em Camaquã, reivindicam um tamanho maior para o estacionamento dos veículos.

Segundo os profissionais, com o passar dos anos houve um encolhimento do espaço por parte dos órgãos competentes, o que inviabilizaria o estacionamento de todos os veículos. “Quando foi criado o ponto a gente tinha Fusca e DKW. Hoje, renovamos a frota e quase todos optam pelos modelos sedam que dão mais conforto ao passageiro”, justifica Cleomarino Bilhalva, taxista há 38 anos.

Ainda segundo os profissionais, eles procuraram a Divisão de Trânsito da Secretaria Municipal dos Transportes de Camaquã, a fim de retomarem o espaço que foi anteriormente diminuído pelo órgão, e não foram atendidos. Os taxistas teriam alterado por conta própria nesta semana, o tamanho destinado aos veículos, mudando a placa de lugar e pintando o meio fio.

“Eles alegam que falta gente, que não tem profissional. Daí nós fizemos a troca (da sinalização) por nossa conta e eles vieram aqui e trocaram de novo!”, diz Nereu Jackbsen, taxista há mais 30 anos.

O secretário dos transportes, Clayton Dworzecki, diz que foi feito um levantamento pela secretaria, que aponta que em 95% do horário comercial, somente cerca de sete s oito veículos ocupam o local destinado ao ponto. Ainda segundo Dworzecki, a pasta vai realizar um novo levantamento para saber a atual ocupação do local, mas que a área destinado ao ponto de táxi respeita as normas de estacionamentos prevista em lei.

O que diz a regra

Segundo o artigo 128 do Plano Diretor Municipal de Camaquã, “as medidas mínimas aceitáveis para uma vaga de veículo são de 2,30m de largura e 12,50m² área mínima”.  

Já a Lei Complementar Nº 1.051, de 15 de maio de 2007, diz que “as medidas mínimas aceitáveis para uma vaga de veículo são de 2,30 metros de largura e 4,50 metros de comprimento”.

O local destinado atualmente para acomodar os 11 veículos é de 53,7m de comprimento, sendo que a média por vaga é de 4,88m, superior ao mínimo exigido.