Search
[adsforwp-group id="156022"]

Secretários Estaduais da Saúde pedem adiamento do Enem

img_38340_foto_1.jpg

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) enviou ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, um pedido conjunto para defender que o Enem, marcado para começar neste domingo, seja adiado em razão das condições da pandemia no Brasil, já que nenhum estado apresenta queda nas mortes há pelo menos 5 dias.

“Apesar dos jovens terem menor risco de desenvolver formas graves e tampouco estar prevista a vacinação da população com menos de 18 anos, o aumento da circulação do vírus nesta população pode ocasionar um aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis”, diz a carta assinada pelo presidente do Conass, Carlos Lula (secretário do Maranhão).

Nesta terça (12), a Justiça Federal em São Paulo negou o pedido de adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com isso, por enquanto, estão mantidas as datas de realização da prova, marcadas para 17 e 24 de janeiro (versão impressa).

De acordo com essa decisão, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Se isso acontecer, o Inep, responsável pela prova, terá que reaplicar o exame.

Segundo o Conass, medidas do Inep e do governo federal “não são suficientes para garantir a segurança da população brasileira, num momento de visível agravamento da pandemia no país”.

A Defensoria Pública da União recorreu do pedido de adiamento.