Search
[adsforwp-group id="156022"]

CoronaVac: Vacinas começam a ser transportadas para municípios do interior do RS

img_38495_foto_1.jpg

Iniciou na manhã desta terça-feira (19) o transporte da vacina CoronaVac para os municípios do interior do Rio Grande do Sul. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior acompanhou o início do deslocamento das aeronaves da Brigada Militar.

Na noite desta segunda-feira (18) ocorreram as primeiras cinco vacinações no Estado. Pertencentes aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunizações, Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care; Jorge Amilton Hoher, 68 anos, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro; Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; e Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), se tornaram símbolos do início da imunização no RS. Eles receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em um ato simbólico no saguão do HCPA, nos últimos minutos do dia.

Em discurso, o governador Eduardo Leite afirmou que a ciência rompeu a escuridão do negacionismo.

“Talvez uma noite nunca foi tão clara, iluminada pela ciência, que rompe com a escuridão daqueles que negam a importância da pesquisa e da ciência no nosso país. São aproximadamente 23h40min, e nós estamos aqui, com toda disposição e animação como se fossem as primeiras horas do dia pela expectativa deste momento”, disse.

 

 

Em Camaquã, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que está preparada para receber as vacinas. O planejamento estratégico e estrutural que a secretaria está realizando, terá capacidade para vacinar em torno de mil pessoas por dia.

De um total de quase 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, o RS recebeu 341,8 mil unidades. Dessas, 170,8 mil – aproximadamente a metade do recebido – serão encaminhadas para o interior.