Está prevista para esta sexta-feira, a chegada das 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 vindas da Índia. A expectativa é de que as vacinas sejam distribuídas aos estados a partir da tarde de sábado, 23. Antes disso, elas vão passar por um processo de checagem de qualidade e segurança em unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As doses são do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, fabricadas pelo Instituto Serum, da Índia. De acordo com o Ministério da Saúde, elas têm previsão de chegada às 17h40min desta sexta-feira, no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Na manhã desta sexta, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que a distribuição aos Estados deve começar já amanhã caso o imunizante chegue hoje ao País. “Pode ter certeza que a Aeronáutica está aí pronta para servir ao Brasil mais uma vez. E essa vacina (de Oxford/AstraZeneca) amanhã mesmo, se chegar hoje à noite, amanhã mesmo começa a chegar aos seus destinos”, disse Bolsonaro.
A remessa da vacina era esperada pelo governo para a última sexta-feira, 15, mas atrasou. Um avião chegou a ser enviado para buscar o material, mas cancelou a viagem após autoridades do país asiático, não liberarem a exportação.