Search
[adsforwp-group id="156022"]

Confirmada morte de jovem por meningite em Dom Feliciano

img_3865_foto_1.jpg

Uma jovem de 17 anos que trabalhava como estagiária na Escola Municipal de Educação Infantil João Cândido, em Dom Feliciano, morreu na madrugada da última quarta-feira (8), no Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã. A morte da jovem causou polêmica no município e intrigou a comunidade. A causa da morte da jovem por meningite meningocócica C foi comprovada após exame de sangue feito no laboratório estadual em Porto Alegre.

Jéssica Madalena Goldez Viatronski reclamou de dores fortes de cabeça e no corpo e, após o expediente de trabalho, por volta das 17h, desta terça-feira (7), foi ao posto de saúde de Dom Feliciano para consultar. Com febre muito alta e queda de pressão, Jéssica desmaiou e foi encaminhada ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã por volta das 19h.

Na madrugada desta quarta-feira (8), Jéssica teve que ser entubada e após 20 minutos, veio a óbito. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Feliciano, o corpo da jovem apresentou petéquias, que são pequenos vasos na pele em resultado de sucessivas mudanças na química no sangue. As petéquias podem ser causadas por diversos fatores, internos e externos, mas no caso de aparecerem sem razão aparente pode ser um sinal de problemas de coagulação.

Segundo Tiago André Szortyka, Secretário Municipal de Saúde de Dom Feliciano, mesmo antes de ter saido o diagnóstico, o município já tomou todas as precauções possíveis. A escola onde Jéssica trabalhava, cuida de 80 crianças, e como prevenção, o secretário pediu doses do antibiótico rifampicina, que é um antibiótico bactericida que previne a infecção da meningite.

Estas doses já chegaram ao município e serão dadas às crianças que tiveram contato com Jéssica, além das demais professoras e monitoras da escola. 

As aulas do município estão suspensas e as férias foram antecipadas.