Search
[adsforwp-group id="156022"]

Câncer de pênis: campanha nas redes sociais alerta para riscos da doença

img_39205_foto_1.jpg

Excesso de trabalho, vida corrida. Muitas são as desculpas encontradas pelos homens para não realizar exames de rotina. Segundo especialistas, se antes da pandemia a busca por diagnóstico para algum mal-estar já era tardia, com a covid-19 essa procura diminuiu ainda mais.

– TOQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP GRATUITAMENTE

Preocupada com esse cenário, a Sociedade Brasileira de Urologia lançou uma campanha em suas redes sociais, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças, entre elas, o câncer de pênis.

Ao contrário de outros tipos de tumores, como o de próstata que não apresenta sinais em fases iniciais, o câncer de pênis possui diversos indicativos que devem deixar o homem atento, como explica o urologista Roní Fernandes, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia.

Mesmo representando apenas 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem, esse tipo impacta na qualidade de vida dos pacientes, gerando consequências psíquicas e físicas.

Os especialistas alertam que o não tratamento pode levar até mesmo à amputação do pênis, o que afetou mais de mil homens entre os anos de 2019 e 2020, conforme dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Urologia.

A boa notícia, segundo o médico Roní Fernandes é que medidas simples, como uma boa higiene íntima diária utilizando água e sabão, podem prevenir a maioria dos casos, e devem ser ensinadas e incorporadas à rotina masculina, desde a infância.

Neste mês de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Urologia intensificou o trabalho de esclarecimento à população sobre a doença. Através do canal de podcasts da Sociedade, disponível nos principais streamings de áudio, como Spotify e Deezer, e nas redes sociais da entidade médicos tiram dúvidas sobre o tema, entre elas, o passo a passo de uma higiene adequada e sinais da doença.

Texto: Solimar Luz/Agência Brasil