Um surto de Covid-19, acomete a Instituição de Longa Permanência Quinta Urbana, na zona norte de Pelotas, desde o início de fevereiro. De acordo com a prefeitura da cidade, foi realizada uma desinfecção na última terça-feira no local, e as medidas sanitárias exigidas nos protocolos do estado, estão sendo cumpridas.
Quinze idosos residentes desse lar, estavam internados em leitos específicos para a doença. Destes, 11 tiveram alta hospitalar retornando à instituição, dois devem cumprir isolamento na casa de familiares e dois seguem internados para avaliação clínica. Uma investigação está sendo comandada pelo Ministério Público, após diversas denúncias de irregularidades.
Por mais que os protocolos da Vigilância Sanitária possam estar sendo seguidos à risca, o lar contabilizou mais um óbito. O caso mais recente, recente ocorreu na segunda-feira (22) e trata-se de homem de 77 anos que estava internado no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e foi o 12º morador da casa a morrer.
Do total de 72 moradores, 50 foram infectados pela Covid-19, bem como 29 funcionários. Quando o surto foi divulgado, os idosos já haviam recebido a primeira dose de imunização, na data de 27 de janeiro.
A direção afirma que começou a atender as solicitações do Ministério Público e que no momento oportuno poderá prestar novos esclarecimentos.