Search
[adsforwp-group id="156022"]

“Entram na UTI se despedindo de seus familiares” diz especialista de Camaquã sobre covid-19

img_39537_foto_1.jpg

O aumento considerável de casos de covid-19 no Rio Grande do Sul, segue com números alarmantes e a ocupação dos leitos de UTI, segue preocupando as autoridades. Histórias de pacientes e seus dificuldades, são contadas por especialistas, que buscam conscientizar a população, sobre a necessidade urgente de cooperação geral para enfrentar o problema.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui

“Entram na UTI se despedindo de seus familiares”, disse o médico pneumologista Marcelo Mallmann, durante entrevista ao programa Esquina Democrática deste sábado na Rádio Acústica FM. Ele trouxe o relato de um dos tantos profissionais da saúde, que estão presenciando de perto os danos causados pela pandemia, nas pessoas infectadas.

O programa deste sábado (27), também ouviu o médico, mestre e doutor da da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Aluísio Jardim Dornellas de Barros. O profissional é integrante do grupo de pesquisa, Epicovid19-RS.

Os dados mais recentes da pesquisa apontam que um a cada dez habitantes do Rio Grande do Sul já foi infectado pelo coronavírus. A análise dos resultados mostra que a prevalência de Covid-19 no RS é, hoje, cerca de 7,2 vezes maior em comparação com a encontrada no levantamento anterior, realizado há cinco meses da etapa atual. Em setembro, o percentual de infecção era de 1,38%, equivalente a 156,7 mil pessoas.

O Esquina Democrática também trouxe um trecho de entrevista exclusiva concedida pela Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. “O estado enfrenta números galopantes”, disse Arita durante fala ao programa Tua Saúde, apresentado por Fábia Richter.

Acompanhe abaixo, a entrevista na íntegra com os dois profissionais: