Search
[adsforwp-group id="156022"]

Corpo de Bombeiros registra queda em incêndios atendidos em Camaquã

img_39690_foto_1.jpg

O Corpo de Bombeiros registrou uma queda de 83% em ocorrências de incêndios em vegetações e lixos no mês de fevereiro. As informações correspondem ao balanço divulgado pela corporação nesta quinta-feira (04) em comparação com o mesmo período de 2020 em Camaquã.

No total foram 42 ocorrências, sendo 38 em Camaquã, três em Cristal e uma em Cerro Grande do Sul. Segundo a 1º Tenente Simone da Rosa Baldi, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar padrão Comunitário de Camaquã, em comparação com o período do ano passado, houve uma redução de 26% no número de ocorrências, no ano anterior foram registradas 53 ocorrências em fevereiro, mas a grande queda foi em incêndios.

Segundo Simone, o Corpo de Bombeiros tem solicitado que as pessoas tenham cuidado com o manejo das queimadas, pois em janeiro havia acontecido 29 incêndios em vegetação ou lixo. Ainda, conforme a Comandante, em fevereiro do ano passado foram 22 chamados em lixo/vegetação e no mês passado somente cinco. A redução de janeiro para fevereiro foi de 83% e em comparação a fevereiro de 2020 foi na ordem de 77%. A população entendeu a preocupação dos Bombeiros, conclui.

Entre os destaques do mês foi a atuação em um possível caso de suicídio onde um homem teria pulado da ponte da Avenida Cônego Luiz Walter Hunquet, a Faixinha. Após a retirada da vítima da água e executados os procedimentos de primeiros socorros foi declarado o óbito por um médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

Ainda no dia quatro de fevereiro, o corpo de bombeiros prestou atendimento em um acidente de trânsito entre um caminhão e uma caminhonete na BR-116 em Barra do Ribeiro, área do Corpo de Bombeiro Militar de Guaíba. A ocorrência teve apoio do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros – SCAB de Arambaré. Na ocasião, o condutor da caminhonete, que era empresário em Camaquã e conhecido da guarnição, faleceu no local. “Não raras vezes atendemos emergências com conhecidos, faz parte do nosso dia a dia”, relata o Bombeiro Maykon Vieira dos Santos, servidor municipal de Camaquã. “Nos deparamos com a ocorrência quando já estávamos quase no nosso destino e era de um camaquense conhecido. Uma triste coincidência”, lamenta Maykon.

Ainda a corporação divulgou o balanço de ações em Arambaré, sendo atendidas 15 ocorrências em fevereiro. A unidade SCAB de acordo com a legislação, é um serviço de bombeiro voluntário regularizado junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul – CBMRS estando vinculado e subordinado operacionalmente ao Pelotão de Bombeiros Militar de Camaquã.

Confira os dados:

Emergência | Quantidade

Ações Preventivas – 21

Incêndio – 11

Salvamento/Busca/Resgate – 10

Total: 42

 

Incêndio | Quantidade

Estufa de Fumo – 2

Lixo – 3

Residência – 2

Vegetação – 2

Veículo – 2

Total: 11

 

Município Fev/2021 | Acumulado

(últimos 12 meses)

Camaquã: 38 580

Demais municípios: 4 95

Total: 42 675

 

Para evitar acidentes o corpo de bombeiro recomenda:

Use cinto de segurança;

Se beber não dirija.

Se for dirigir não beba;

Obedeça aos limites de velocidade;

Faça revisões periódica em seu veículo e garanta sua segurança;

Crianças devem ser conduzidas no banco traseiro do veículo com o uso de cadeirinha, se necessário, sempre com o cinto de segurança ajustado;

Evite queimadas: não jogue lixo e nem bitucas de cigarro na estrada.