Search
[adsforwp-group id="156022"]

Atenção: serviços de saúde sofrem alteração em Camaquã durante Bandeira Preta

img_39817_foto_1.jpg

A necessidade de adoção de medidas ainda mais restritivas neste momento crítico que o estado vem enfrentando da pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã, divulgou nesta segunda-feira (08), uma série de mudanças na forma de atendimento. As decisões oram apresentadas pelo município, através de uma transmissão nas redes sociais.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui

Na prática, trata-se de mudanças nos protocolos de atendimento na rede, que deve proporcionar um atendimento melhor para pessoas com síndromes gripais. As modificações ocorrem durante o predomínio de Bandeira Preta.

Confira como ficam as mudanças:

– As unidades da Secretaria Municipal de Saúde e Posto Telmo Marder, estarão com os atendimentos de especialistas suspensos, permanecendo apenas psiquiatria, psicologia, obstetrícia e pediatria, os quais serão realizados através de agendamento e o paciente estar 10 minutos antes na unidade.

– No posto Telmo Marder, o clínico geral atenderá pacientes do centro, Hípica, Oliveira e interior do município.

– As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Getúlio Vargas, Cohab, Paulo Cardoso Dora (Carvalho Bastos), Dona Tereza, Santa Marta, Washington Brose e Viégas, terão alterações nos horários de atendimento, ficando na parte da manhã, somente os atendimentos de rotina, ou seja, o público alvo são pessoas com doenças crônicas (câncer, pneumopatas, diabéticos, cardiopatas, hipertensão), crianças, gestantes e portadores de outras condições ou tratamentos que afetem a imunidade.

– Ficam suspensas em bandeira preta, as consultas e exames para check up, consulta para encaminhamento para especialidade classificados como não urgente e citopatológico.

– Na parte da tarde, estas mesmas Unidades Básicas de Saúde, atenderam exclusivamente pacientes que apresentarem sintomas gripais. Estas ações foram necessárias para evitar que as pessoas tenham contato com possíveis casos suspeitos de Covid-19.

– Alterações ocorrem no Caica, o qual ficará suspenso os atendimentos, salvo a psicologia e psiquiatria, a qual permanece normal, como também o atendimento no CAPS.

– Ficam suspensos os exames de eletrocardiograma, exames de sangue (restrito apenas para urgência) e pesagem do Bolsa Família.

Durante o pronunciamento pelas redes sociais, a prefeitura salientou que estas mudanças acontecem apenas durante o período de predomínio da bandeira preta. Havendo mudança de bandeira, os atendimentos devem retornar à normalidade.