Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã não deve decretar lockdown para o próximo final de semana

img_40106_foto_1.jpg

A cidade de Camaquã, não deve ter decreto de lockdown no próximo final de semana. A informação foi dada pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira, durante reunião com entidades ligadas ao comércio local.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui

No último dia 05 de março, foi realizada uma reunião na prefeitura, com a participação de entidades representativas. Neste encontro, através de voto, houve a decisão que o município entrasse em lockdown, entre às 20h do dia 12 e às 05h da manhã da última terça-feira (15).

Tendo em vista a bandeira preta no Distanciamento Controlado, o comércio considerado não essencial, permanece fechado. Uma nova reunião com representantes do comércio local, foi realizada nesta quarta-feira (17), onde foram discutidas iniciativas sobre o momento delicado de pandemia que a região vive.

Confira alguns dos pontos abordados no encontro:

Um dos temas abordados no encontro, é que a região de Guaíba no Distanciamento Controlado, que inclui municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce, passe a adotar a cogestão. A ferramenta, permite que a região que estiver em bandeira preta, por exemplo, possa adotar protocolos da vermelha.

Atualmente, a cogestão no estado está suspensa, devido ao alto índice de contaminações e mortes ocasionadas pela pandemia de coronavírus. O governo do Estado prometeu vai liberar o retorno da cogestão no sistema de distanciamento controlado a partir de 22 de março, mas com mudanças a serem aplicadas pelos municípios.

Outro ponto apresentado durante o encontro, foi a entrega de ofício elaborado pelas entidades representativas do comércio local. O documento apresenta demandas dos comerciantes neste momento delicado que a categoria passa. Entre os pedidos está a suspensão ou prorrogação temporária da cobrança de ISS e redução temporária de suas alíquotas.

Os representantes também manifestaram apoio para que se mantenha a fiscalização rigorosa nas festas e aglomerações que ocorrem no município. O poder público disse estar de acordo em não flexibilizar a fiscalização que vem ocorrendo, destacando que havendo denúncias os fiscais estarão fiscalizando.